ENCERRAMENTO DO FESTEJO

Fiéis se reúnem para as homenagens a Santo Antônio, o casamenteiro

Alvoradas, santas missas, procissão e quermesse compõem a programação final nesta quinta-feira; Santo Casamenteiro deve reunir milhares durante este último dia da festa católica

Igor Linhares

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Milhares de fieis se reúnem por todo o dia de hoje em homenagem a Santo Antônio
Milhares de fieis se reúnem por todo o dia de hoje em homenagem a Santo Antônio (Fieis)

SÃO LUÍS – Hoje (13), é dia de os ludovicenses comemorarem o consagrado casamenteiro Santo Antônio. Para fechar os festejos deste ano, a igreja qual leva o nome do santo, localizada no Centro de São Luís, inicia a programação de encerramento logo ao primeiro raio de sol, às 5h. Durante todo o dia, haverá missas e adorações. À noite, após a procissão, o largo hospedará uma quermesse com diversas atrações culturais para fechar mais uma edição da comemoração de um dos santos que dá roupagem às festas do mês de junho.

Considerado um dos santos mais populares entre os brasileiros, Santo Antônio é, também, de acordo com a crendice popular, conhecido como “Santo Casamenteiro”, isto porque as pessoas que desejam casar ou conseguir um namorado preparam simpatias, acompanhadas de orações, para agraciá-lo e conseguirem alcançar o tão desejado sonho de subir no altar. Há, inclusive, quem pendure uma miniatura do venerável, de cabeça para baixo, na cabeceira da cama, ou quem vá além e aposte em outras táticas para atrair o casamento.

De acordo com o padre e reitor do Seminário Santo Antônio, Clemilton Morais, o santo ficou conhecido como casamenteiro há alguns séculos, quando foi o forte para união de um jovem casal. “Reza a lenda que, naquela época, existia o amor entre um jovem casal, em que a moça era de uma família muito pobre, sem condições de pagar o dote do casamento, enquanto o rapaz era de família abastada. Foi então que a jovem fez uma prece a Santo Antônio que lhe entregou um bilhete e disse a ela para procurar um comerciante. O bilhete dizia para que ele desse à moça o valor equivalente ao peso daquele bilhete, fato que lhe rendeu o necessário para que ela cumprisse o costume da época, pagasse o dote e se casasse”, contou.

Além desse título, Santo Antônio também carrega outro de grande peso, o de ter sido humilde. Ainda segundo o padre Clemilton, o venerável viveu uma história de compaixão e solidariedade pelo próximo, fato que lhe rende tamanha popularidade entre a comunidade católica. “Santo Antônio sempre foi um pregador da palavra de Deus dentro das comunidades em que passava. Ele se aproximava dos necessitados, dos mais humildes e os servia. Também é símbolo de partilha, de muita sensibilidade. Por isso o tema ‘experiência com Deus, engajamento na história’, porque ele viveu essa experiência e engajamento com Deus”.

Festejo

No dia de hoje, é comum a reunião de uma multidão nas dependências da Igreja de Santo Antônio, no Centro da capital maranhense. Pela manhã, por exemplo, uma alvorada incia a programação que se estenderá até logo a noite, às 20h, com uma quermesse no largo da capela, com vasta animação cultural que dá cor ao mês de junho, o qual Santo Antônio também dá sua contribuição para o grande festejo junino, ao ponto em que ele é, inclusive, o primeiro homenageado do período, antes de São João e São Pedro.

O dia de Santo Antônio é celebrado anualmente em 13 de junho, data de sua morte, e faz parte das comemorações das festas juninas – reflexo das cores das bandeirolas que enfeitam o largo da capela para esta última noite do festejo. Entre a alvorada que dá início ao último dia de festa e a quermesse com comidas típicas que encerrará, de fato, a programação, haverá a tradicional Santa Missa dos Antônios e Antônias, adoração ao Santíssimo Sacramento, a procissão que percorre várias ruas da região central e reúne milhares e a Santa Missa Campal, no início da noite.

Origem do Dia de Santo Antônio

O Dia de Santo Antônio é comemorado a 13 de junho por ser a data de sua morte. Santo Antônio morreu em Pádua, na Itália, no dia 13 de junho do ano de 1231.

Santo Antônio foi inicialmente um frade agostiniano e foi um grande estudioso e pregador. Mais tarde entrou para a Ordem de São Francisco de Assis (Franciscana), em 1220.

Foi muito conhecido pela sua vida despojada de riquezas, apesar de ter nascido em uma família influente. O seu trabalho com os pobres foi essencial para que fosse rapidamente reconhecido como santo após sua morte.

Também desenvolveu um grande amor pela figura do Menino Jesus e teria recebido visões Dele enquanto estava em oração. Por isso, o santo é representado carregando – o nos braços, junto a um ramo de lírios, símbolo da castidade.

A canonização de Santo Antônio aconteceu poucos anos após sua morte, e muitos consideram que terá sido uma das canonizações mais rápidas da história.

Conheça cinco simpatias para o Santo Casamenteiro

1 – Aqueles que têm pressa em arranjar um namorado devem comprar uma pequena imagem do santo. E para agilizar a conquista do pedido, fazer dois procedimentos: tirar o Menino Jesus do colo do religioso, dizendo que só devolverá quando conseguir um namorado, ou ainda, virar o Santo Antônio de cabeça para baixo.

2 – O mais afoito tem ainda outro recurso. Deve ir a um casamento e dar de presente aos noivos uma imagem de Santo Antônio, sem o Menino Jesus. Depois, pedir no altar para se casar com alguém, especial ou não. Assim que a graça for alcançada, deve retornar à igreja e lá depositar a imagem do Menino Jesus.

3 – Os que já estão acompanhados, mas ainda não subiram no altar, também possuem práticas específicas. A pessoa deve amarrar um fio de cabelo seu ao do namorado. Eles devem ser colocados aos pés do santo, que, logo, logo, resolve a questão.

4 – Para saber o nome do futuro marido, no dia de Santo Antônio em uma festa junina coloque água na boca e comece a rodar em volta da fogueira O primeiro nome que você ouvir alguém chamando ou gritando será o nome do seu futuro marido.

5 – Para casar-se com seu namorado pegue 1 lenço dele e 1 lenço seu. Peça o lenço para seu namorado, mas antes limpe os lábios dele com ele. Depois guarde com o seu lenço atado por um nó bem forte. Guarde entre seus objetos pessoais. Evite encontrá-lo durante 3 dias. Depois deste tempo desfaça o nó e morda as quatro pontas do lenço dele. Devolva o lenço no primeiro encontro após ter feito isso. O seu lenço deixe aos pés de santo Antônio na igreja.

SAIBA MAIS

Programação – hoje 13/06

5h – Alvorada

5h30 – Santa Missa dos Antônios e Antônias

7h30 – Santa Missa

9h – Santa Missa

10h45 – Adoração ao Santíssimo Sacramento

12h – Santa Missa

15h – Santa Missa

16h – Santa Missa

17h – Procissão

18h30 – Santa Missa Campal

20h – Quermesse no largo – animação cultural

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.