Vida | Saúde bucal

Sete dicas para deixar a hora da escovação mais divertida

O ideal é que a higiene bucal dos bebês que se alimentam de leite materno passe a ser feita logo quando surge o primeiro dentinho
09/06/2019 às 00h00
Sete dicas para deixar a hora da escovação mais divertidaDeixe seu filho explorar: toda criança é um pequeno curioso cientista (Divulgação)


São Paulo - A saúde bucal das crianças deve ser uma preocupação dos pais, mesmo antes do nascimento do primeiro dentinho. Pensando nisso, a MAM, líder mundial no design de chupetas, mamadeiras, bicos de mamadeiras e outros produtos para bebês, e o blog Tempojunto, desenvolveram um guia prático com técnicas para escovar os dentinhos brincando. São sete dicas para deixar a hora da escovação mais divertida, disponíveis nas redes sociais da MAM e no blog Tempojunto.

De acordo com Adriana Mazzoni, especialista em odontopediatria, o ideal é que a higiene bucal dos bebês que se alimentam de leite materno passe a ser feita logo quando surge o primeiro dentinho. Já as que se alimentam de fórmula láctea podem precisar dos primeiros cuidados quando a gengiva ainda está lisa.

"A diferença está na composição desses alimentos, já que o leite materno tem propriedades que impedem o aparecimento de bactérias que causam cáries e preservam a saúde bucal", explica Adriana.

"Mesmo quando bebês e crianças entendem a importância da higiene bucal, pode ser um desafio para os pais estabelecer rotinas saudáveis", comenta Jorge Pasquotto, diretor-geral da MAM no Brasil.

Sete dicas para deixar a hora da escovação mais divertida:

1. Crie uma história: ao ajudar os pequenos a criar elementos fantasiosos em torno da escovação dos dentes, o processo fica mais divertido e atraente.

2. Deixe seu filho explorar: toda criança é um pequeno curioso cientista. Dê um tempo durante o momento da escovação, para que ela possa explorar a escova, sua textura, as cores, os diferentes formatos etc.

3. Invente uma música: e depois disso, cante com seu filho. A música desperta a alegria do momento e a escovação passa de "coisa chata" para "quero mais"

4. Deixe a criança escovar os dentes dos pais: deixe que ele explore a sua boca. A criança pode não enxergar direito sua pequena boca, então vai amar explorar a dos pais.

5. Escove o dente de um brinquedo: da mesma forma o filho pode escovar os dentes dos pais, ele também pode ser responsável por escovar o dente de um brinquedo.

6. Competição escova-escova: o objetivo não é fazer correndo para ver quem termina primeiro, mas quem deixa os dentes mais limpos. Para garantir, os competidores precisam mostrar o fundo dos dentes e a língua.

7. Seu mestre mandou: deixe que seu filho seja o mestre primeiro. Ele precisa dizer o que fazer com a escova primeiro. Quando os papéis se inverterem e for a sua vez, não se fixe nas etapas da escovação. Brinque com a criança, sugerindo que ela passe a mão na barriga e escove a língua ao mesmo tempo, por exemplo.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© 2019 - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte