F-1

Mercedes pode disparar na frente no GP do Canadá

A sétima etapa do Mundial será disputada neste domingo, no circuito Gilles Villeneuve, em Montreal

Gazetapress

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Mercedes é a grande favorita mais uma vez nesta temporada
Mercedes é a grande favorita mais uma vez nesta temporada (MERCEDES F-1)

Montreal - A temporada 2019 da Fórmula 1 prossegue neste final se semana com a realização do Grande Prêmio do Canadá. A sétima etapa do Mundial será disputada neste domingo, no circuito Gilles Villeneuve, em Montreal.

A Mercedes é a grande sensação da temporada, e única equipe a vencer no ano. Em busca do seu sexto título na categoria, Lewis Hamilton venceu quatro etapas e lidera o Campeonato com 137 pontos. Seu companheiro de equipe, o finlandês Valtteri Bottas, venceu duas e é o segundo colocado com 120 pontos. A vantagem para o terceiro colocado na tabela, o alemão Sebastian Vettel, da Ferrari, é de 38 pontos.

A vantagem no Mundial de construtores é ainda maior. A Mercedes soma 257 pontos em seis corridas, contra 139 da Ferrari e 110 da Red Bull. Sua dupla de pilotos subiu ao pódio em todas as etapas, e só não fizeram a dobradinha no GP de Mônaco, há duas semanas.

A prova canadense foi uma das etapas do ano passado em que a Mercedes não conseguiu vencer e foi superada pela Ferrari de Vettel. Por outro lado, Hamilton tem excelente retrospecto no circuito, com seis vitórias, e só perde para o alemão Michael Schumacher, o recordista de vitórias com sete.

Para voltar a vencer em Montreal, feito repetido por Hamilton em 2015, 2016 e 2017, a Mercedes trouxe uma nova versão de seu propulsor. O primeiro, utilizado nas seis provas iniciais, dá lugar à segunda versão de 2019, que promete mais desempenho e eficiência.

Líder absoluto do Campeonato, Hamilton comemorou a chegada do novo equipamento. "Este é um circuito de força, então ele vem no momento perfeito. Se você lembrar dos últimos anos, essa é sempre a corrida onde trazemos nosso segundo motor do ano. Elé é o 'fase 2', então tem novos modos e pequenas melhorias em várias áreas," disse o piloto britânico.

"Não é como no começo da era híbrida, quando se faziam grandes progressos, ou mesmo ano passado. São pequenos passos. A maior diferença é que é novinho, enquanto o motor velho já tinha feito seis corridas, e tinha desgaste, e etc.", completou.

Favoritismo

A superioridade da Mercedes e a incapacidade da Ferrari de fazer frente à equipe alemã, atual pentacampeã de pilotos e construtores, suscitaram o surgimento de boatos acerca de uma possível aposentadoria de Sebastian Vettel no final deste ano. O piloto, entretanto, negou com veemência a chance disso acontecer num futuro próximo. "Eu nunca disse algo parecido com isso, então eu não tenho idéia de onde isso veio. Eu estou faminto e tenho a missão de vencer aqui. Isso é a única coisa que realmente importa para mim, vencer com a Ferrari, e é para isso que eu estou trabalhando," afirmou Vettel em Montreal.

Sobre o momento na temporada, o piloto da Ferrari ressaltou a importância de voltar a andar na frente o quanto antes. "Eu acho que as próximas corridas serão realmente cruciais para nós tentarmos voltar a andar na frente, e competir com a Mercedes. Claramente nós estamos atrás, e claramente existe uma grande diferença entre a Mercedes e o resto. Nós temos que diminuir esta vantagem e passar na frente, ou será muito difícil reverter a situação na temporada," concluiu.

Com tempo parcialmente nublado, temperaturas amenas e sem previsão de chuvas, o GP do Canadá tem largada marcada para as 15h10 deste domingo, no horário de Brasília.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.