É DAQUI

Desafio dos Beijus: reality chega à grande final

Na final, exibida neste sábado (8), participantes produzirão receitas como ingredientes surpresa

MONALISA BENAVENUTO / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Desafio dos Beijus é um reallity show do programa Daqui, da TV Mirante
Desafio dos Beijus é um reallity show do programa Daqui, da TV Mirante (beiju)

A primeira edição do Desafio dos Beijus, reality show culinário promovido pelo programa Daqui, da TV Mirante, chega à sua grande final neste sábado (8) e, além da saudade, deixará expectativas para a próxima edição, já pensada pela produção do programa semanal. A competição iniciou-se com 18 participantes durante a etapa de avaliação, que selecionou as nove receitas mais criativas, originais e saborosas para a fase seguinte, resultando em três finalistas para a disputa do primeiro lugar - Geyciane Cabral, Guillermo Lazar e Joselina Fontenelle. O vencedor leva para casa um troféu e um voucher de compras na rede Mateus Supermercados.

Unir culinária local, competição e reality show em um único programa foi mais uma receita de sucesso criada pelo programa Daqui e se consagrou como uma forma de dar visibilidade aos chefes e cozinheiros locais, fomentando, inclusive as tradições e cultura do Maranhão por meio de um dos pratos mais consumidos pela população maranhen­se: o beiju. Pioneiro no cenário televisivo do estado, o reallity atingiu os objetivos definidos pelos idealizado­res do Desafio dos Beijus, como explicou Viviane de Paula, diretora de programação do Grupo Mirante.

“Foi uma experiência maravilhosa onde estreitamos ainda mais nossa relação com o telespectador, um dos nossos objetivos com o reality, o primeiro da TV aberta maranhense, inclusive. Além disso, é sempre muito bom buscar meios de valorizar o que é daqui. Temos uma culinária rica e a escolha do beiju não foi à toa. Esse é um prato tipicamente nordestino e consumido em todo o nosso estado e a recepção está sendo ótima”, contou.

No total, 18 participantes foram selecionados entre as centenas de inscrições para integrar a competição, exibida pelo programa em três episódios de fases eliminatórias, transmitidos nos dias 18 e 25 de maio e 1º de junho. Na grande final do reallity, exibida neste sábado (8), os participantes produzirão receitas utilizando ingredien­tes surpresa indicados pela produção do programa.

O Desafio dos Beijus encerra sua primeira temporada deixando gostinho de quero mais para o telespectador. Mas o público do programa e àqueles que não participaram da primeira edição da competição podem esperar grandes novidades pela fren­te. Com uma pitada de suspense, Viviane de Paula deu indícios de que novos dotes culinários poderão ser revelados no Daqui, da TV Mirante.

“As pessoas acompanharam, torceram e aprenderam mais sobre a nossa culinária, o que fez do reallity um sucesso. Muita gente tem perguntado sobre uma próxima temporada e o que nós temos a dizer é que algo tão bom e bem recebido pelo público não tem por que terminar na primeira edição”, frisou.

Quem passou pelo reallity

Participantes

– Rachel Bonfim, da Liberdade, com o beiju de vinagreira com recheio de camarão;

– Guillermo Lazar, da Ponta da Areia, com o beiju de camarão, queijo brie e geleia de cupuaçu;

– Mary Cristian, do Parque Antenas, com o beiju vegano;

– Thanara Leão, do Jardim Araçagi III, com o beiju de galinha caipira com pequi;

– Nathanael Souza, do São Raimundo, com o beiju de farinha de mandioca com coco babaçu recheado com purê de abóbora, charque e queijo coalho;

– Nayane Patricia, da Cururuca (Paço do Lumiar), com o beiju de tapioca com macaxeira e coco recheado com carne de sol e queijo coalho;

– Vanusa Costa, do Macau (São José de Ribamar), com o beiju dourado;

– Joselina Fontenele, do Jardim São Cristóvão, com o beiju de milho com recheio de peixe traíra;

– Geyciane da Cruz Barroso Cabral, do Turu, com o beiju de cuscuz.

Sobre o beiju

O beiju é uma iguaria tipicamente brasileira, de origem indígena e descoberta em Pernambuco, feita com a tapioca (fécula extraída da mandioca, usualmente granulada), que ao ser espalhada em uma chapa ou frigideira aquecida coagula-se e vira um tipo de panqueca. O recheio varia, mas o mais tradicional é feito com coco ou queijo coalho. É um quitute muito comum no Nordeste e Norte do Brasil.

É comum também encontrar as variedades conhecidas como beiju de lenço, beiju de massa, de carne seca e outras, feitas em fornos das casas de farinha das comunidades rurais em determinadas épocas do ano.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.