IMUNIZAÇÃO CONTRA GRIPE

População pode se imunizar contra a gripe em São Luís

Campanha Nacional contra o vírus atingiu a meta do público-alvo na capital, como estabeleceu Ministério da Saúde; doses restantes estão à disposição

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Encerrada a campanha, todas as pessoas podem ser imunizadas pela gripe em postos de saúde
Encerrada a campanha, todas as pessoas podem ser imunizadas pela gripe em postos de saúde (vacinação)

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe) foi encerrada no dia 31 de maio e teve resultado positivo em São Luís. Desde ontem, 3, toda a população tem a oportunidade de se vacinar contra a gripe enquanto durarem os estoques da vacina. Ou seja, quem não faz parte do público prioritário da campanha nacional também pode procurar a unidade de saúde mais próxima para se vacinar. Essa é a recomendação do Ministério da Saúde, já enviada aos estados e municípios.

A medida evitará desperdício de doses nas localidades que não alcançarem a meta de imunização no público-alvo, que continua sendo prioritário. Até a tarde de 31 de maio, dia em que se encerrou a campanha, 90,01% do público-alvo no estado foi vacinado, o que representa 1.689.835 pessoas. Os grupos prioritários tiveram entre os dias 10 de abril e 31 de maio para se vacinar com exclusividade. No total, o Maranhão ainda possui 187.568 doses disponíveis.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde da capital (Semus), 91,37% da população, integrante do público-alvo, foi imunizado, superando a meta estabelecida; professores compõem o grupo que mais aderiu à vacinação na cidade e crianças o menor durante o período da campanha. No Maranhão, Ministério da Saúde informou que 90,01% está protegido contra o vírus H1N1, H3N2 e influenza tipo B. Desde ontem (3), postos de saúde de todo o país ofertam doses restantes para público em geral. Estado ainda dispõe de 187.568 doses.

Durante 38 dias da campanha contra a gripe em todo o país, conforme calendário do Governo Federal, e prolongada por mais quatro dias na capital maranhense, como medida estratégica adotada pela gestão municipal, 232.955 integrantes do público-alvo ludovicense recebeu a dose da vacina, atingindo a cobertura total preestabelecida pelo Ministério da Saúde. As doses protegeram pessoas com comorbidades, professores, idosos, trabalhadores de saúde, puérperas, gestantes e crianças.

Dos grupos prioritários, a Semus informou que o de professores (116,44%) foi o que mais aderiu à vacinação, superando a meta de 90% estabelecida pelo Ministério da Saúde. Ao contrário, as crianças, maiores de seis meses e menores de seis anos, compõe o grupo dos que menos foram aos postos para receber a dose da vacina – contabilizando apenas 66,59% imunizadas durante o período considerado como exclusivo para cobrir o público elegível, em acordo à recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Atrás dos que mais foram imunizados estão as pessoas portadoras de comorbidades (115,65%), os idosos (106,71%), público de maior risco de piora do quadro caso contraia o vírus, de acordo com especialistas e as puérperas (104,74%) que também superaram a meta do Ministério da Saúde. Já as gestantes (89,86%) e trabalhadores da saúde (87,63%), assim como as crianças, não atingiram 90% de cobertura conforme recomendado, mas não inviabilizou que o município fosse uma dos milhares que teve saldo positivo durante a campanha deste ano.

SAIBA MAIS

O que vai dentro da vacina?
Todos os anos, a OMS define quais cepas de influenza vão entrar na composição dela. Com a ajuda de diversas instituições (algumas aqui no Brasil), os experts monitoram quais tipos do vírus da gripe estão circulando e provocam os maiores estragos. Em 2019, os agentes escalados para a vacina trivalente, disponível na rede pública, foram:
– em combate ao vírus H1N1;
– em combate ao vírus H3N2;
– em combate à Influenza de linhagem B.

Existem outras maneiras de se resguardar?
A vacina é insubstituível. Mas outras estratégias podem ajudar:
– Não compartilhe alimentos ou objetos pessoais como copos, talheres e toalhas
– Lave as mãos com água e sabonete com frequência, principalmente ao sair ou chegar em casa
– Cubra a boca e o nariz com um lenço descartável ao tossir ou espirrar

NÚMEROS

Imunizados em São Luís

– portadores de comorbidades: 115,65%
– professores: 116,44%
– idosos: 106,71%
– trab. da saúde: 87,63%
– puérperas: 104,74
– gestantes: 89,86
– crianças: 66,59

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.