Comunicar

Dia Mundial das Comunicações Sociais traz reunião na Arquidiocese

Evento que acontece pela primeira vez com a parceria da Pastoral da Comunicação da Arquidiocese e Livraria Paulinas, reúne numa mesma ocasião agentes de pastoral, profissionais e docentes

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24

O 53° Dia Mundial das Comunicações Sociais (DMC), celebrado na festa litúrgica da Ascensão do Senhor, este ano no domingo 2 de junho, trará por tema “Somos membros uns dos outros (Ef 4,25): das comunidades de redes sociais à comunidade humana”, apontado pelo papa Francisco em carta especial para o dia, sempre divulgada na festa de São Francisco Sales, padroeiro dos jornalista, cuja memória é comemorada em 24 de janeiro. Criado nos tempos do Concílio Vaticano II, em 1966, pelo papa Paulo VI, o DMCS foi pensado como “ocasião para um consciente chamado a um despertar saudável das consciências e um empenho solidário de todos por uma causa de tão grande importância”, como explicou Paulo VI na primeira carta intitulada “Os meios de Comunicação Social”.

Atentas a esta preocupação e responsabilidade latentes, a Pastoral da Comunicação - Pascom da Arquidiocese, em parceria com a Livraria Paulinas, lança uma programação especial para o Dia Mundial das Comunicações Sociais para reunir profissionais da Comunicação, dos veículos e da academia, e agentes da pastoral nas paróquias. O evento ocorrerá este ano no Santuário Arquidiocesano São José de Ribamar - SJR, no sábado 1 de junho, que antecede a festa litúrgica da Ascensão do Senhor, no domingo 2, quando celebrado oficialmente o dia. No evento, estarão presentes os jornalistas Gilberto Mineiro e Vera Sales; na ocasião, cases de comunicação voltados para as políticas públicas - tema da Campanha da Fraternidade 2019 - serão apresentados aos convidados. O evento começa às 8h30 com café e está previsto para encerar às 11h30.

Segundo dom Darci José, arcebispo de Diamantina (MG), responsável pela publicação do subsídio da CNBB deste ano para a celebração do dia, “o chamado da Igreja é que cada um de nós, faça uso positivo, a partir de nossa experiência de fé e de nosso desejo de encontro com os outros, na comunidade de fé”. Há 53 anos a Igreja insiste - e continuará a insistir - no despertar desta consciência não só dos católicos, mas, também, dos profissionais dos meios de Comunicação Social do mundo secular, e da academia, sobre a responsabilidade com a Comunicação como “causa de tão grande importância”, e por isso mesmo, que requer o “empenho solidário de todos”.

Padre Gutemberg Feitosa, responsável pelo setor de Comunicação da Arquidiocese de São Luís - Secom, reitera que “nessa missão, a Pastoral da Comunicação, os MCS da Igreja, os MCS seculares, tal como todos os profissionais e amantes da comunicação são aliados, pois, cada um a seu modo, deseja que o ser humano se desenvolva em todos os potenciais, e possa criar uma sociedade justa, solidária e feliz”, explica.

A Pascom e a Paulinas, despertas pelo magistério da Igreja, reafirmam, pelo firme propósito de comunhão entre aqueles que fazem Comunicação, o que pede o papa Francisco em sua mensagem deste ano: que sejamos uma “rede feita, não para capturar, mas para libertar, para preservar a comunhão de pessoas livres”.

SERVIÇO

O que: 53° Dia Mundial das Comunicações Sociais - 53° DMCS
Quando: 1º de junho
Onde: Santuário Arquidiocesano São José de Ribamar
Programação: início às 8h30; término às 11h30
Público: agentes pascom, profissionais da Comunicação e docentes

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.