Resgate

Trajetória do padre João Mohana é tema de livro-reportagem

Obra de Manoel Santos Neto trata sobre a vida e obra do sacerdote maranhense que deixou um rico legado cultural e de fé

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Padre João Mohana tem trajetória resgatada em livro
Padre João Mohana tem trajetória resgatada em livro (Livro João Mohana)

São Luís - O livro-reportagem “A Ressurreição do Padre”, escrito pelo jornalista Manoel Santos Neto, será lançado hoje, às 19h30, na Livraria e Espaço Cultural Amei (São Luís Shopping). A obra foi uma das vencedoras do 36º Concurso Literário Cidade de São Luís versa sobre a vida e a produção literária do padre João Mohana (1925-1995), um dos maiores intelectuais maranhenses do século XX.

“A Ressurreição do Padre” aborda a trajetória literária e de vida de João Miguel Mohana, que foi padre, médico e escritor que deixou um rico legado de trabalho e de fé. João Mohana nasceu no Maranhão, na cidade de Bacabal, no dia 15 de junho de 1925. Autor de mais de 40 livros, chegou a ser um dos escritores mais lidos no Brasil. Para familiares, amigos e uma legião de fiéis, foi brilhante nas três dimensões nas quais atuou: como médico, como padre e como escritor. Formou-se em Medicina bem jovem, respeitando um desejo de família.

Em 1949, quando completou o curso de Medicina pela Universidade Federal da Bahia, especializando-se em Pediatria, veio clinicar em São Luís. Anos depois, atendendo ao chamado da própria vocação, trocaria a Medicina por sua grande paixão e vocação maior, a Igreja e a vida de padre. Aos 30 anos, entrou para o Seminário de Viamão, no Rio Grande do Sul e, em 1960, tornou-se padre.

Com um estilo elegante e ágil nas linhas, vivo e sutil nas entrelinhas, ele escreveu livros que tratam de assuntos contemporâneos, àquela época, em face da conjuntura vigente, como também de questões mais amplas, como a transcendência de Deus e a aventura da existência humana, com seus enigmas e incertezas.

Autor de vasta bibliografia, com 43 livros publicados, como os romances “O Outro Caminho” e “Maria da Tempestade”, Mohana escreveu três peças de teatro (“Abraão & Sara”, “Casulo de Pedra” e “Inês e Pedro”), como também numerosos trabalhos de espiritualidade e orientação existencial, entre os quais se encontra, segundo opinião de especialistas, “a melhor coleção brasileira de educação para o casamento”. Teve diversos livros seus foram traduzidos para o inglês, o espanhol, o italiano e o alemão.

Pesquisador da música maranhense, chegou a recolher um valioso de partituras na capital e em cidades do interior do estado. Ganhou prêmio da Academia Brasileira de Letras e foi eleito, em abril de 1970, para a Academia Maranhense de Letras, onde passou a ocupar a Cadeira nº 3. É o patrono da Cadeira nº 36 da Academia Ludovicense de Letras.

Serviço

O quê

Lançamento “A Ressurreição do Padre”, de Manoel Santos Neto

Quando

Hoje, às 19h30

Onde

Na Amei – São Luís Shopping

Preço

R$ 40,00 no lançamento

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.