Missão

Deputados do MA vão a Guiana Francesa visitar Centro de Lançamento

Objetivo da missão internacional, que será liderada pelo ministro Marcos Pontes, é conhecer um dos mais desenvolvidos centros de lançamentos do mundo

Ronaldo Rocha da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Pastor Gildenemyr vai ser um dos deputados maranhenses na missão internacional
Pastor Gildenemyr vai ser um dos deputados maranhenses na missão internacional (Pastor Gildenamyr)

Deputados federais que integram a bancada maranhense no Congresso Nacional vão embarcar na próxima segunda-feira em missão internacional à Caiena, na Guiana Francesa. Os parlamentares serão recebidos por autoridades da Guiana – território francês que pertence à União Europeia -, e farão uma série de visitas, dentre elas ao Centro de Lançamento de Kourou, que pertence a Agência Espacial Europeia e se tornou uma potência mundial no setor.
A comitiva, que será liderada pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação, Marcos Pontes, sairá de Brasília para São Luís no próximo domingo, num avião da Força Aérea Brasileira (FAB) e somente na segunda-feira embarca da capital maranhense para Caiena.
A O Estado, o deputado pastor Gildenemyr (PMN) afirmou que o objetivo com a missão internacional é conhecer de perto o modelo de exploração que deve ser adotado no Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão, com a parceria entre o Brasil e os Estados Unidos.
“Esta é mais uma oportunidade que nós, deputados, teremos para conhecer mais sobre essa parceria comercial na área espacial. Fala-se de mercado de bilhões de dólares. Mas estamos interessados mesmo em saber quais os impactos – positivos e negativos -, de uma exploração como a prevista no acordo Brasil com os Estados Unidos em relação à base de Alcântara. Como na Guiana Francesa esta realidade já existe, vamos poder observar na prática os aspectos sociais e econômicos”, disse.
Edilázio Júnior (PSD) também falou da importância da missão internacional.
“É uma oportunidade não só como parlamentar, de apreciar em breve esse Acordo de Salvaguardas, mas como maranhense de ver o resultado prático de um centro de lançamento em funcionamento, como é esse de Kourou na Guiana Francesa e os impactos socioeconômicos que ele trouxe para a região”, disse.

Missão
Na Guiana Francesa, a comitiva será recebida pelo presidente Collectivité Territoriale de Guyane, Rodolphe Alexandre.
Logo em seguida, os parlamentares e o ministro farão uma reunião com o comandante das Forças Armadas da França na Guiana – responsável pela segurança da Base de Lançamentos e de Kourou –, e depois serão recebidos pelo governador Patrice Faure.
Na terça-feira a comitiva fará um deslocamento terrestre de Caiena para a cidade de Kourou, onde fica instalado o Centro de Lançamento.
No período da manhã, os parlamentares e o ministro se reunirão com o prefeito de Kourou, Ringuet, e com lideranças locais.
Logo em seguida, por volta das 10h40, eles visitarão um cluster industrial de Kourou [complexo de empresas industriais] e farão um Tour por Kourou (visita ao Instituto de Educação, hospital, dentre outros).
Depois de um almoço oferecido por lideranças políticas, a comitiva fará a visita – já no período da tarde -, ao Centro de Lançamentos. A visita encerra a missão internacional da comitiva, que retorna em seguida ao Brasil.

Ministro visitou CLA de Alcântara e destaca importância de projeto

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, visitou no mês abril o Centro de Lançamento de Alcântara e discutiu ações e melhorias que poderão ser implementadas no Acordo de Salvaguardas Tecnológicas entre Brasil e Estados Unidos.

No CLA, o ministro participou de uma reunião com militares e assistiu a uma apresentação do coronel Aviador Marco Antônio Carnevale Coelho, diretor do centro, sobre a estrutura da base e sua importância para o projeto aeroespacial brasileiro.

“A gente tem de fazer as coisas para as pessoas, que é a parte mais importante”, ressaltou Marcos Pontes. Segundo ele, a aprovação do acordo vai representar desenvolvimento social e econômico para a região, com a geração de empregos, na criação de novas empresas e na ampliação do empreendedorismo e negócios de base local.

Pontes também afirmou na ocasião, que a parceria com os americanos não afeta a soberania nacional e que o Brasil terá o controle total do Centro Espacial de Alcântara.

“Não existe nenhuma parte do centro que os brasileiros não terão acesso. Tudo será inspecionado por autoridades brasileiras. A soberania vai ser preservada”, assegurou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.