Editorial

Porque gentileza gera gentileza

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24

O dia de hoje é muito bem-vindo, nestes tempos brutos, em que os ânimos se acirram por qualquer opinião contrária, por uma simples opção não tão comum ou por uma atitude fora da caixa. Vivemos hoje o Dia Nacional da Gentileza. E como precisamos de pessoas mais gentis. Uma necessidade diária, claro, mas a data pode ser também uma pausa para a prática nesse dia ou ainda um clique, um despertar, para que atos gentis virem rotina em nossas vidas.
O cidadão, que acompanha tantas notícias sobre discriminação, ódio, intolerância, com certeza, torce para que isso ocorra. Ele quer que o mundo dê certo e que todos possam conviver sem olhar as diferenças, mas fazendo a diferença. Seria bem mais fácil a convivência em harmonia.
E se gentileza faz brotar gentileza, este dia só poderia ter origem em ações do tipo. A data é uma homenagem a José Datrino, o Profeta Gentileza, que andava pelas ruas do Rio de Janeiro pregando palavras e atitudes gentis e distribuindo flores, com sua túnica branca e barba longa. Nesta data, em 1996, ele faleceu, deixando uma linda e importante mensagem para o ser humano. Como legado, ele deixou 55 painéis nas pilastras dos viadutos cariocas com suas “Palavras de gentileza”. Entre elas, está a frase “Gentileza gera Gentileza”, que tanto inspira a população e é quase um mantra nas redes sociais - detalhe é que poucos sabem a origem da frase e a história do homem que a criou, e praticou.
José Datrino era visto em ruas, praças, nas barcas, em trens e ônibus, levando sempre palavras de amor, bondade e respeito ao próximo e à natureza a todos que cruzassem seu caminho. Esperava que todos praticassem simples atos de gentileza.
Para que a obra dele se perpetuasse, foi criada a data em referência à ideia de que todos devem praticar a gentileza. O dia seria uma forma de lembrete, nos fazendo atentar para essa rotina de generosidade e harmonia que faz bem tanto para o indivíduo quanto para a coletividade.
Todos sabem que não é difícil. Não precisa nem entregar flores, como o homenageado pela data. Pode começar pelo cumprimento de bom dia, boa tarde, boa noite, com um sorriso aberto. Quem sabe um elogio, uma palavra de conforto, de carinho, e por aí vai. E quando se vê, você melhorou não só o dia de alguém, mas o seu próprio - e é isso que vale.
Com certeza, o José Datrino não fazia seus atos gentis em busca de reconhecimento ou homenagem. Mas, como o que fazia era o diferente acabou sendo destaque na rotina das pessoas. E homenageá-lo no dia de sua morte, deixa subtendido o fato de que as pessoas sentiram falta dele, de suas atitudes, do seu compartilhamento de amor. Daí, talvez, a necessidade de criação da data.
Vale lembrar, ainda, que 13 de novembro é o Dia Mundial da Gentileza. A data surgiu no ano de 1997, quando um grupo de amigos espalhados pelo mundo decidiu se encontrar no Japão e trocar suas experiências. Em 2000, a data foi criada oficialmente e o site World Kindness Movement - WKM.com - passou a incentivar e reunir as ações.
Mas, para que esperar até o fim do ano? Comece a praticar hoje. E seja pura gentileza, sempre.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.