Vida Educação

Os seis passos para estudar corretamente para o Enem

Muitos estudantes só começam a focar para a prova após fazer a inscrição; são necessários foco e boa memória; professores de redação separaram alguns conselhos para uma redação nota 1.000 no Enem 2019

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24

[e-s001]Goiânia - É possível sim se preparar em seis meses para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontecerão nos dias 3 e 10 de novembro, desde que o aluno tenha um planejamento de estudos e mantenha uma rotina disciplinada. Quem garante é o professor e learning coach Gilberto Augusto.

"Sem dúvida, o maior desafio e dificuldade em relação aos estudos é a organização. O estudante precisa saber quanto estudar, quando, onde, por onde, o quê e como. Se ele conseguir organizar estes seis KPIs (Key Performance Indicator ou os famosos Indicadores-Chave de Desempenho) no dia a dia, ele terá menos dificuldade no processo", afirma Gilberto Augusto.

Outra dica importante é focar em ser um "especialista" no vestibular desejado. Segundo o professor e learning coach, o Enem apresenta três grandes especificidades que precisam ser dominadas pelo estudante: conteúdos mais abordados, pesos de cada área e gerenciamento do tempo de prova.

Os seis KPIs de um planejamento de estudos perfeito são:

Quanto: quantas horas por dia o aluno irá estudar. "Tem gente com tempo para estudar 4 horas, outros 8 horas por dia, e ainda quem tem só uma hora porque trabalha e estuda. Independente da quantidade de horas, o importante é ter uma rotina consistente, estudando todos os dias a mesma quantidade. Se a pessoa nunca estudou 8 horas por dia – e tem tempo para isso, recomendo que ela comece pequeno, pensando grande, para crescer rápido. O hábito é criado na repetição. Comece com duas horas e vá aumentando o tempo até chegar no máximo que puder", afirma Gilberto Augusto.

Quando: dias da semana que o aluno escolhe estudar. A semana tem 7 dias e, pensando em Enem, que é daqui a 6 meses, a sugestão do Professor e Learning Coach é intensificar os estudos para todos os dias, deixando alguns momentos para descanso como um sábado à noite ou um domingo na hora do almoço. "Oriento os meus alunos a estudarem de segunda a sexta-feira, fazer simulados aos sábados e deixarem os domingos para corrigirem os erros do simulado. Desta forma, com um planejamento definido, a chance de procrastinar será menor", pontua.

Onde: ambiente de estudos. Para o professor, o ambiente influencia. "Se o aluno está em casa com televisão, geladeira, cachorro, celular, tudo perto, a chance de se jogar nas distrações é muito alta. O ideal é ir para um centro de estudos ou biblioteca, onde há muitas pessoas estudando, um local que estimule o ato de estudar, motivando o aluno a ter disciplina, foco, atenção, concentração e não procrastinar", exemplifica.

Por onde: materiais que irá utilizar (caderno, livros, apostilas, resumos). Caderno é sempre mandatório. Copie o que o professor está explicando e use o conteúdo para fazer as revisões depois. Segundo Gilberto Augusto, se tiver muita dificuldade na matéria, tenha bons livros, pois as apostilas são mais resumidas.

O quê: tenha uma "bússola": PRD (Peso, Recorrência e Dificuldade). "Se o aluno estudar tudo do mesmo jeito, irá se frustrar todos os dias porque não conseguirá bater suas metas diárias. A dica é focar nas matérias de maior peso – o Enem da peso diferente para cada área do conhecimento, assim como 99% das universidades também têm pesos diferentes para cada área do conhecimento. Segundo, lembre-se que a prova do Enem tem suas recorrências, ou seja, as matérias que caem mais. Foque nos temas que mais aparecem nas provas. E, por último, estude as matérias que você tem mais dificuldade, principalmente se forem as de maior peso e recorrência", complementa.

Como: técnicas de estudo que serão implementadas. Regra básica: estudar a teoria, fazer o máximo de exercícios e ter uma fazer com frequência a revisão daquela teoria (pelo caderno ou por resumo), até aquele conteúdo estar bem absorvido.

"Se o aluno fizer um planejamento eficaz, eficiente e efetivo, ou seja, estudar o que cai na prova, da maneira correta e gerando mais resultado com menos esforço, com certeza, em seis meses, ele estará preparado para fazer muito bem o Enem", afirma o professor e learning coach Gilberto Augusto.

SAIBA MAIS

O Enem 2019 registrou 267.711 inscritos no Maranhão. As inscrições terminaram na última sexta-feira (17), e os participantes tiveram até quinta-feira (23) para pagar a taxa, no valor de R$ 85,00. O pagamento foi realizado por meio de GRU Cobrança.

[e-s001]Dicas para a redação nota 1.000 no ENEM

As inscrições para o Exame nacional do Ensino Médio (Enem) se encerraram no dia 17 de maio e, com isso, a rotina de estudo dos participantes já começou a se intensificar para as provas, em novembro. A redação continua sendo o principal desafio para os estudantes, mas com algumas dicas simples, o texto pode obter notas maiores e ajudar o aluno a melhorar os índices para entrar na universidade.
Os professores de redação da plataforma de ensino digital, ProEnem, em São Paulo, separaram alguns conselhos para uma redação nota 1000 no Enem 2019. No entanto, os profissionais alertam que não existem segredos para obter uma boa nota, mas empenho, organização e muita atenção na hora da escrita.

A primeira dica é: não subestime suas ideias e aprenda a fazer associações. A ansiedade sobre o tema da redação tira o sono de muitos estudantes, que temem não saber nada sobre a proposta. Contudo, os temas geralmente tecem sobre fatos da atualidade e raramente algum candidato não vai ter nenhuma noção sobre o que se trata - mesmo que mínima. Para se sair bem é preciso confiar nas próprias ideias e aprender a associá-las com outras disciplinas, como sociologia, filosofia, geografia e história.

Outro fator primordial é o Planejamento. É preciso ler, entender o enunciado e os textos de apoio - a tarefa fica mais simples se o candidato preserva o hábito da leitura ao longo dos meses de preparo, para exercitar o raciocínio rápido e a interpretação de texto. A partir dessa etapa, é preciso focar na Organização, ou seja, o esqueleto do texto. O tema, a tese e os argumentos devem ficar claros no texto e também é importante lembrar que toda dissertação tem título, introdução e uma conclusão - um problema comum são as dissertações sem começo, meio e fim.

Agora um truque valioso: memorize citações de grandes pensadores e inclua uma na redação - caso faça sentido dentro do texto - mas não esqueça de dar crédito para o autor. Esse exercício ajuda a prender a atenção do avaliador, deixa a discussão mais interessante, além de gerar uma sensação de conhecimento sobre o tema proposto.

Os professores ainda indicam que especialmente para o Enem, é preciso estar pronto para elaborar Propostas de Intervenções. Isso quer dizer: possíveis soluções para o problema tratado. A proposta pode estar no último parágrafo, mas deve ser fundamentada. Os profissionais indicam uma breve retomada a ideia principal, para contextualizar o leitor e, mais importante, indicar como essa mudança seria realizada - é preciso ser realista.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.