Doação

Maranhão mantém postos da campanha de aleitamento

Coletas ocorrem diretamente nos postos disponibilizados em São Luís, Caxias e Imperatriz e também nos domicílios das mães doadoras

Daniel Matos / Coordenador de Reportagem

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Na Unidade Materno Infantil do HU-UFMA, também há déficit de leite
Na Unidade Materno Infantil do HU-UFMA, também há déficit de leite (aleitamento materno)

O Maranhão mantém cin­co postos durante a Campanha Nacional de Doação de Leite Materno, realizada pelo Ministério da Saúde, em alusão ao Dia Nacional de Doação de Leite Humano, transcorrido em 19 de maio. As unidades de coleta estão localizadas em São Luís, Imperatriz e Caxias.

A campanha tem por objetivo sensibilizar as mães que estão amamentando, os profissionais de saúde e a sociedade sobre a importância dessa doação para as crianças prematuras, de baixo peso, que estão internadas em unidades neonatais e não podem ser alimentadas diretamente nos seios de suas mães. Toda mulher que estiver amamentando é uma possível doadora.

Na capital, as doações podem ser feitas em três locais diferentes. Um deles é o Banco de Leite Humano da Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão Marly Sarney (Avenida Jerônimo de Albuquerque, s/n, Cohab Anil III). As coletas ocorrem sempre com hora marcada. A maternidade também disponibiliza coleta domiciliar de leite humano às mães com dificuldade de locomoção.

Em São Luís, as mães doadoras também podem se dirigir ao posto montado no Hospital Juvêncio Matos, situado na Rua do Norte, nº 2, Centro. O terceiro posto de doação da capital maranhense é o Banco de Leite Humano do Hospital Universitário da UFMA, na Rua dos Prazeres, nº 215, Centro.

Interior
Imperatriz e Caxias, dois grandes municípios do interior do Maranhão, também estão engajados na campanha do Ministério da Saú­de. Na cidade tocantina, as doações podem ser feitas ao Ban­co de Leite Humano do Hospital Regional Materno Infantil de Imperatriz (Rua Coriolano Milhomem, nº 42, Centro). Na unidade de saúde, as doações são feitas com hora marcada. Também é disponibilizada a coleta domiciliar.

Já em Caxias, as mães dispostas a doar podem se dirigir ao Banco de Leite Humano Dr. Fernando Vieira Chaves (Avenida Dr. Walter Brito, nº 00, Campo de Belém). A coleta também ocorre com hora marcada e no sistema domiciliar.

SAIBA MAIS

Nos últimos 10 anos, quase 2 milhões de bebês foram beneficiados com a doação de leite materno no Brasil. O leite materno doado aumenta as chances das crianças prematuras se recuperarem mais rapidamente, além de protegê-las de infecções, diarreias e alergias. Um pote de leite materno doado pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia. A doação não provoca falta de leite, pois, quanto mais a mulher amamenta ou esvazia as mamas, mais leite ela produzirá.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.