Cidades | Nova vida

Acometido de ceratocone fará transplante de córnea hoje

Em novembro do ano passado, Alessandro Gusmão passou por um procedimento de crosslinking no olho esquerdo, intervenção cirúrgica que fez com que a patologia não avançasse
14/05/2019 às 09h00
Acometido de ceratocone fará transplante de córnea hojeAlessandro Gusmão fará o transplante hoje (De Jesus / O ESTADO)

Acometido de ceratocone, doença rara que afeta os olhos e, se não tratada, pode causar a cegueira, o recepcionista Alessandro Gusmão, de 24 anos, será submetido na manhã de hoje (14) a um transplante de córnea no olho direito, que será realizado na Clínica de Olhos São Francisco, em São Luís. Em novembro do ano passado, Alessandro Gusmão passou por um procedimento de crosslinking no olho esquerdo, intervenção cirúrgica que fez com que a patologia não avançasse.

“O plano que tenho pelo meu serviço me ligou hoje [ontem] autorizando o transplante. Eu estava aguardando há um tempo. Vou ter que pagar uma quantia, mas já estava me preparando. Graças a Deus que o dia chegou, pois a ceratocone comprometeu muito meu olho direito, tanto que nem o crosslinking, como fiz no esquerdo, adiantaria. Agora vou enxergar normalmente e sem nenhum problema”, relatou Gusmão.

A história de Alessandro foi contada em O Estado, antes dele conseguir fazer os procedimentos cirúrgicos. Tudo começou quando o jovem tentava atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS), mas não conseguiu. Tentou apoio da Defensoria Pública do Estado (DPE), mas também sem sucesso. Na ocasião, Alessandro Gusmão estava desempregado, e não conseguia trabalhar e nem estudar, por causa das dificuldades em enxergar pessoas e objetos, principalmente no período noturno. Até uma "vakinha" online chegou a ser feita.

Após entrevistar Alessandro e constatar o problema, O Estado procurou o Hospital de Referência Oftalmológica (HRO), que concedeu atendimentos, exames, o procedimento, crosslinking e colírios necessários. Ainda no período dos exames, Gusmão conseguiu um emprego. No final de tudo, ele ficou aguardando o transplante, que ocorre hoje.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© 2019 - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte