São João 2019

Matracas e toadas na concentração

Boi da Maioba prossegue com ensaios para a temporada e realizará os "ensaios redondos" nos dias 1o e 8 de junho; grupo folclórico também foi convidado para participar da abertura do Arraial da Thay

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Boi da Maioba
Boi da Maioba (Boi da Maioba )

São Luís - São Luís está na concentração para mais uma temporada junina e os grupos folclóricos ultimam preparativos para suas apresentações nos arraiais. Um deles, o Boi da Maioba, sotaque de matraca, tem cumprido vasta programação de ensaios itinerantes, os quais terão continuidade até o dia 8 de junho, com os tradicionais “ensaios redondos”, sendo estes os últimos antes da temporada oficial.

O numeroso batalhão deu início aos ensaios no dia 30 de março, tendo passado, entre outras localidades, pela Maioba, Maiobão e São José de Ribamar. No próximo sábado, fará uma apresentação em homenagem ao Dia das Mães, à meia-noite, no Viva Maioba, mantendo uma tradição de vários anos. Depois, no dia 18, os matraqueiros estarão no bairro Monte Castelo e dia 24, na abertura da Festança no Ceprama, também à meia-noite.

Segundo Zé Inaldo Ferreira, presidente da manifestação folclórica, o Boi da Maioba foi convidado ainda para marcar presença, dia 25 de maio, na festa de aniversário de 101 anos do bairro Liberdade, às 22h. O grupo também ensaiará na Casa das Minas, no dia 27 de maio. Depois disso, fará os dois ensaios redondos, sendo um no dia 1o e o outro no dia 8 de junho.

“Ambos no Viva Maioba, quando reunimos um numeroso público. É quando fazemos as últimas concentrações para enfrentar a maratona de apresentações juninas, por diversos terreiros espalhados pela cidade. Nossas apresentações terão início no dia 14 e no dia 19, por exemplo, estaremos na abertura do Arraial da Thay”, adiantou Zé Inaldo.

O grupo folclórico é um dos mais festejados nas noites de São João, ao lado do Boi de Maracanã. Maioba deverá fazer cerca de 30 apresentações na temporada, reunindo 120 brincantes usando indumentárias e número incontável de mutucas (pessoas que acompanham os grupos de bumba meu boi na temporada junina).

“Ocorre de reunirmos, por exemplo, cerca de 10 mil pessoas numa única apresentação do Boi da Maioba. É que temos muitos seguidores. As mutucas seguem o batalhão aonde quer que vamos, em carros, ônibus e até caminhões”, contou Zé Inaldo.

Este ano, o boi apresentará toadas inéditas, num total de 24 faixas. Para tal, a diretoria lançará um CD duplo, tendo em sua toada carro-chefe uma homenagem ao pai de santo Bira do Barão, falecido recentemente. Os cantadores são Marcos da Maioba (O Estrelático), Darlan “O Conciliador” e Júnior da Maioba (O Xodó).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.