Bumba meu boi

Boi de Axixá participa de ensaios itinerantes no João Paulo e Desterro

Neste sábado, 4, manifestação representante do sotaque de orquestra se apresenta na sede do Boi da Lua, às 20h, no João Paulo e às 23h, na festa do Boi Lendas & Magias, na Praça do Desterro

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Boi de Axixá, sotaque de orquestra, este ano completa 60 anos de fundação
Boi de Axixá, sotaque de orquestra, este ano completa 60 anos de fundação (Axixá)

São Luís - O Boi de Axixá, sotaque de orquestra, que neste ano completa 60 anos de fundação, se apresentará em ensaios itinerantes realizados neste sábado, 4. O primeiro acontecerá às 20h, na sede do Boi da Lua, João Paulo e em seguida, às 23h, o batalhão vai fazer a festa com o Boi Lendas & Magias, na Praça do Desterro, Centro Histórico de São Luís.

Sob o comando de Leila Naiva, a manifestação é formada por 120 brincantes, entre índias, vaqueiros campeadores, vaqueiros de fita e orquestra.

Segundo a presidente do grupo, Leila Naiva, várias surpresas serão mostradas nos arraiais deste ano. “Neste ano, estamos preparando várias surpresas. Sem sombras de dúvidas, o público vai amar. São 60 anos de histórias. São 60 anos de Amor pelo Maranhão”, disse.

História

O Boi de Axixá foi fundado em 1º de janeiro de 1959, por Francisco Naiva, não por pagamento de promessa, mas por amor à brincadeira, à cultura popular. Era composto pelos personagens soldados, caboclos de flecha, índios e campeadores. As mulheres eram proibidas de brincar. Depois da saída dos índios e soldados, elas foram inseridas, também como índias, sendo assim até a atualidade. Por ser um dos percussores do bumba meu boi de orquestra no Maranhão, o Boi de Axixá segue tradicionalmente o ciclo da manifestação, ensaios, batismo, apresentação e morte, envolvendo comunidades do município de Axixá e de São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.