Alternativo | Bumba meu boi

Boi de Axixá participa de ensaios itinerantes no João Paulo e Desterro

Neste sábado, 4, manifestação representante do sotaque de orquestra se apresenta na sede do Boi da Lua, às 20h, no João Paulo e às 23h, na festa do Boi Lendas & Magias, na Praça do Desterro
04/05/2019 às 17h20
Boi de Axixá participa de ensaios itinerantes no João Paulo e DesterroBoi de Axixá, sotaque de orquestra, este ano completa 60 anos de fundação (Divulgação)

São Luís - O Boi de Axixá, sotaque de orquestra, que neste ano completa 60 anos de fundação, se apresentará em ensaios itinerantes realizados neste sábado, 4. O primeiro acontecerá às 20h, na sede do Boi da Lua, João Paulo e em seguida, às 23h, o batalhão vai fazer a festa com o Boi Lendas & Magias, na Praça do Desterro, Centro Histórico de São Luís.

Sob o comando de Leila Naiva, a manifestação é formada por 120 brincantes, entre índias, vaqueiros campeadores, vaqueiros de fita e orquestra.

Segundo a presidente do grupo, Leila Naiva, várias surpresas serão mostradas nos arraiais deste ano. “Neste ano, estamos preparando várias surpresas. Sem sombras de dúvidas, o público vai amar. São 60 anos de histórias. São 60 anos de Amor pelo Maranhão”, disse.

História

O Boi de Axixá foi fundado em 1º de janeiro de 1959, por Francisco Naiva, não por pagamento de promessa, mas por amor à brincadeira, à cultura popular. Era composto pelos personagens soldados, caboclos de flecha, índios e campeadores. As mulheres eram proibidas de brincar. Depois da saída dos índios e soldados, elas foram inseridas, também como índias, sendo assim até a atualidade. Por ser um dos percussores do bumba meu boi de orquestra no Maranhão, o Boi de Axixá segue tradicionalmente o ciclo da manifestação, ensaios, batismo, apresentação e morte, envolvendo comunidades do município de Axixá e de São Luís.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© 2019 - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte