Música

Para discutir e apreciar o violão maranhense

I Encontro Interinstitucional de Violão ocorre de hoje a sábado com vasta programação com concerto de abertura no Teatro Arthur Azevedo e programação no Convento das Mercês

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
João Pedro Borges é uma das presenças confirmadas no evento
João Pedro Borges é uma das presenças confirmadas no evento (João Pedro Borges)

São Luís - O violão maranhense foi muito valorizado por nomes como Turíbio Santos, João Pedro Borges e Joaquim Santos, que representaram o Maranhão dentro e fora do Brasil. Para destacar a importância do instrumento, ocorre de hoje até sábado, 4, o I Encontro Interinstitucional de Violão, com programação pela manhã, tarde e noite no Convento das Mercês (Desterro). Apenas a abertura, que será hoje, às 19h, ocorre no Teatro Arthur Azevedo (Centro). Na ocasião se apresentarão a Orquestra de Violões da Universidade Estadual do Maranhão e Escola de Música do Maranhão (Uema-Emem) e a Orquestra Maranhense de Violões, sob regência da maestrina Verônica Pascucci, acompanhando o solista Orlando Fraga.

Além de concertos, a programação terá oficinas, workshops, master classes de violão, palestras e curso de regência. De acordo com a organização do evento, para receber certificado é necessário fazer inscrição, entretanto, os concertos, palestras e workshops são abertos à comunidade em geral.

Nomes como dos maranhenses João Pedro Borges e Joaquim Santos estarão no evento que reúne ainda o prof. dr. Orlando Fraga (da Escola de Música e Belas Artes do Paraná); Marcelo Moreira e Domingos Santos (professores da Escola de Música do Estado – Emem), que darão workshop sobre o Choro Maranhense e um pouco da história do Instrumental Pixinguinha. Marcarão presença ainda Cristiano Braga (professor de Violão da UFMA – campus São Bernardo); Alessandro Freitas e Endro Fádell (também professores da Emem) e o violonista Luiz Júnior, um dos responsáveis por produções musicais atuais no Estado. O curso de Regência será ministrado pela profa. dra. Verônica Pascucci (do curso de Música da UFMA).

O encontro é uma produção da Orquestra de Violões da Uema-Emem com apoio da Universidade Estadual do Maranhão por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEXAE) e do Curso de Música daquela Universidade. Participam ainda outras instituições como Universidade Federal do Maranhão, Escola de Música do Estado do Maranhão, Teatro Arthur Azevedo, Convento da Mercês, Escola de Música Municipal de Música Maestro Nonato, de São José de Ribamar e Orquestra Maranhense de Violões.

A coordenação do evento é do professor e violonista Roberto Froes (professor do curso de Música da Uema e professor da Escola de Música do Estado). No último dia acontecerá uma mesa redonda com os profissionais do violão, onde conversarão sobre as possibilidades que se abrem para os egressos dos cursos universitários e das escolas de música.

Serviço

O quê

I Encontro Interinstitucional de Violão

Quando

De hoje a sábado, 4

Onde

Convento das Mercês (programação) e Teatro Arthur Azevedo (concerto de abertura)

Entrada gratuita

Programação

Hoje

Teatro Arthur Azevedo - Centro

Concerto de abertura – 19h

De quinta a sábado

Convento das Mercês

Manhã: a partir das 9h - Oficina de Prática de Orquestra de Violões

Tarde: a partir das 13h30 - Workshops, Master Classes de Violão, Palestras e Curso de Regência

Noite: 19h – Concertos

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.