DOMINGO DE PÁSCOA

Missa especial de Páscoa encerra a Semana Santa em São Luís

Cerimônia aconteceu neste domingo, na Igreja da Sé, no Centro da capital, e atraiu multidão de fiéis, que celebrou a ressurreição de Jesus Cristo; a Páscoa é uma das datas mais importantes para o calendário católico

Igor Linhares / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25

A Semana Santa em São Luís foi encerrada neste domingo de Páscoa (21), com uma missa para comemorar a ressurreição de Jesus Cristo, segundo a Igreja Católica. Na Catedral Metropolitana (Igreja da Sé), localizada no centro da capital, centenas de fiéis se reuniram para celebração alusiva à ressurreição do Senhora, na manhã de ontem e lotaram o espaço. Para o cristianismo, a Páscoa é uma das datas mais importantes do ano, mais até que o Natal, que festeja a encarnação divina por meio do nascimento de Cristo.

O período Santo, este ano de 15 a 21, momento ápice de uma tradicional celebração cristã de séculos e resultado de uma caminhada de 40 dias para os fiéis católicos, é findado, anualmente, sempre no domingo de Páscoa – dia que se celebra a ressurreição do Cristo, morto e crucificado na sexta-feira da Paixão (19). Para a Igreja, o momento ímpar é essencial no fortalecimento de fé e devoção dos crentes de uma história milenar, mantida e enraizada em diversas gerações.

“A missa de Páscoa é uma das mais bonitas celebradas pela igreja neste período Santo, que muito me faz refletir sobre o dom da vida, sobre as minhas ações. Me pergunto, neste momento, se fui tão boa servidora dos meus irmãos como Jesus Cristo foi para nós na terra. E essa data é importante para, mais que nunca, nos lembrarmos do quanto devemos ao Cristo e o quanto precisamos honrar a ele, que nos salvou e nos permitiu a vida”, destacou a aposentada Maria José Rodrigues, de 71 anos, católica assídua.

A Páscoa, antecedida pela Quaresma – um ritual que dura 40 dias e tem início na Quarta-feira de Cinzas –, historicamente, representa um dia de festa e alegria, pois Cristo ressuscitou, o túmulo está vazio e a humanidade, salva. Como se propôs, por mais um ano, relembrar a missa realizada na Catedral da Sé.

“A data, que remonta à ressurreição do Cristo, nos faz repensar o mundo e a vida de uma forma diferente, e além de comemorar, celebrar esse importantíssimo momento, ele se faz necessário para que nos perguntemos se estamos realmente servindo ao nosso próximo como Jesus Cristo nos serviu em vida”, frisou a professora Carmem Costa, de 63 anos. “A missa, todos os anos, nos faz mergulhar nessa história de mais de dois mil anos, e nos leva a uma remissão de tudo o que fizemos nos dias que se passaram”.

SAIBA MAIS

O que significa Páscoa?

A origem da palavra Páscoa advém do termo em hebraico Pesach, cujo sentido simbólico é de “passagem”, comum às celebrações pagãs (passagem do inverno para a primavera) e judaicas (da escravatura no Egito para a liberdade na Terra prometida). Tanto no significado judeu – religião que também celebra a data – quanto no cristão, a Páscoa relaciona-se com a esperança de uma vida nova.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.