Vida Pet

Chocolate, a estrela da Páscoa, é um veneno para cães e gatos

No caso da ingestão, o animal deverá ser levado a uma emergência veterinária para avaliação profissional do quadro de saúde

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25

[e-s001]São Paulo - Festas e comemorações são momentos para se ter ainda mais atenção com os animais de estimação. Mas é preciso resistir e jamais oferecer ovos e bombons para os pets, pois o chocolate faz muito mal à saúde deles. O fígado dos cães e gatos não metaboliza uma substância presente no chocolate, chamada teobromina, que está relacionada com a quantidade de cacau. A teobromina afeta o sistema nervoso central. “Dependendo da quantidade ingerida e do tamanho do animal, os sintomas vão desde vômito, diarreia, taquicardia até convulsões, podendo levar à morte em alguns casos”, alerta Vininha F. Carvalho, editora da Revista Ecotour News (www.revistaecotour.news).

Os chocolates mais escuros e amargos, que contêm maior percentual de cacau, são os mais tóxicos para os animais. No entanto, o chocolate ao leite e o chocolate branco também fazem mal e jamais devem ser oferecidos.

Como a teobromina demora até seis dias para ser eliminada pelo fígado, correm risco não somente aqueles que ingeriram muito chocolate de uma só vez, mas também os que comeram doses repetidas em dias sucessivos. Mas o problema não é apenas essa substância: chocolates contêm altas doses de açúcares e gorduras, que fazem muito mal à saúde dos pets.

No caso da ingestão de chocolate, o animal deverá ser levado a uma emergência veterinária para uma avaliação profissional do quadro de saúde. Como não existe antídoto para a intoxicação por teobrominas, o tratamento se baseia nos sintomas apresentados. A quantidade necessária para causar a intoxicação varia de acordo com o tamanho do animal, estado de saúde, sensibilidade individual e o tipo de chocolate ingerido.

Geralmente, os sintomas de intoxicação ocorrem cerca de quatro a cinco horas após o animal consumir o chocolate ou algum alimento que contenha chocolate. “O aparecimento de convulsões significa um prognóstico ruim na maioria dos casos e, muitas vezes, podem resultar em morte”, ressalta Vininha F. Carvalho.

Portanto, é importante ficar atento e não deixar ovos e bombons em locais acessíveis a cães e gatos. Eles podem se sentir atraídos pelo cheiro, pela embalagem e comerem sem que os tutores percebam. Quem tem filhos pequenos em casa precisa ficar de olho para que eles não alimentem os animais ou que seu ovo de Páscoa seja abocanhado pelo animal de estimação.

“Se a ideia for presenteá-los com guloseimas alusivas à data comemorativa, opte pelas fabricadas com ingredientes próprios para seu consumo. O mercado oferece muitas opções, incluindo chocolates sem cacau e açúcar e petiscos em formato de cenoura e coelho”, conclui Vininha F. Carvalho.

SAIBA MAIS

Em caso de ingestão

Infelizmente, não existe antídoto para a intoxicação com teobrominas, e então o tratamento deve ser de suporte para os sintomas apresentados. Trata-se de uma emergência médica, e a intervenção do médico veterinário se faz necessária. Na maioria dos casos, a internação é recomendada. Se a ingestão for recente (até 3 horas), a indução ao vômito deve ser instituída. Como o chocolate, por sua constituição lipídica, tende a ficar “grudado” na mucosa gástrica, a lavagem gástrica pode ser feita, principalmente se a indução ao vomito não for satisfatória ou se já fizer mais tempo de ingestão. A fluidoterapia deve ser instituída para correção de distúrbios eletrolíticos, alem da reidratação do paciente. O diazepan pode ser usado para diminuir a excitabilidade assim como controle das convulsões; as arritmias devem ser corrigidas e o fluxo urinário deve ser mensurado. O uso de carvão ativado pode diminuir a absorção das teobrominas, diminuindo a sua meia-vida. Caso a ingestão seja de chocolate branco ou um chocolate com baixa concentração de teobromina, o que pode ocorrer é somente um quadro gastroentérico (vômito e diarreia) devido à presença de lipídios. Nesse caso, os sintomas serão mais discretos e o prognóstico poderá ser bom, com uma rápida recuperação do animal, depois do tratamento sintomático.

Dose tóxica

A dose tóxica para cães é em torno de 100-150 mg por kg de peso e a dose letal situa-se entre 250-500 mg por kg de peso. Se um cão de 2,2 kg de peso ingerir uma dose de 113,4 gramas de chocolate ao leite, essa quantidade já é tóxica. Já se esse mesmo animal comer 12,9 gramas de chocolate amargo essa também será uma dose tóxica, pois a quantidade de teobromina vai variar nos diferentes tipos de chocolates existentes no mercado. Já um cão de 31,7 kg, para se intoxicar precisa ingerir 2.268 gramas de chocolate ao leite ou 185,8 gramas de chocolate amargo.

[e-s001]Receita de Ovo de páscoa para o seu cão

Hoje em dia, há no mercado opções de chocolate feitas exclusivamente para cachorros à base de alfarroba, um fruto rico em vitaminas (A e do Complexo B) e minerais (cálcio, fósforo, ferro, potássio, magnésio) que pode ser oferecido aos peludos, mas sem exageros. Eis uma receita superfácil de ovo de Páscoa para que os pais de cachorro possam celebrar a data com os seus filhotes em segurança. A receita também pode ser provada por humanos. É importante que os pais e mães de cachorro ofereçam pequenas porções do doce para o cãozinho, pois, diferentemente de nós, eles estão menos acostumados a variar a alimentação e isso pode causar desconfortos gastrointestinais.

IMPORTANTE: A sugestão não é recomendada para cães alérgicos ou intolerantes a um ou mais ingredientes. Na dúvida, consulte um veterinário. Confira abaixo o passo a passo da receita:

Ingredientes:
100g de alfarroba em barra (você encontra em lojas de produtos naturais)
1/3 xícaras de água
1/2 xícara de coco ralado
Uma panela pequena
Uma ou duas forminhas de ovos de Páscoa de 30g (pode ser de plástico ou silicone)

Modo de fazer:
Derreta as barras de alfarroba em fogo baixo juntamente com a água. Quando o conteúdo ficar bem amolecido (bem menos consistente do que o ponto do brigadeiro), desligue o fogo e misture o coco ralado. Coloque o conteúdo nas forminhas (os ovos não serão ocos, mas poderão ser maiores ou menores de acordo com o preenchimento da forma). Cubra com plástico filme.
Deixe que os ovos descansem na geladeira por pelo menos cinco horas. Pronto! O ovo de Páscoa sabor prestígio para cães já pode ser servido!

O que não oferecer aos cães

Assim como o chocolate, outras substâncias que consumimos no nosso dia a dia podem causar distúrbios ou serem tóxicas para os animais. As mais comuns ao nosso dia a dia são:
Batata: A batata crua não deve ser oferecida por causa da solanina (presente principalmente na casca) que pode provocar vômitos e diarreia. A toxicidade, no entanto, não ocorre quando o alimento é cozido.
Café: Possui teobromina, que, como explicamos, é uma substância tóxica. Pode causar diarreia, vômito, falta de ar, arritmia cardíaca, tremores, convulsões e até a morte.
Cebola: O problema desse alimento é que prejudica o transporte de oxigênio para os tecidos do organismo. Entre os sinais estão dificuldade respiratória, apatia e até a morte.
Macadâmia: Pode causar fraqueza muscular, paralisia, vômitos e diarreia.
Uvas: Sua semente contém substâncias que podem causar falência renal.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.