CASTRAMÓVEL

Castramóvel é inaugurado com serviços gratuitos

Um total de 70 cães e gatos machos foram castrados e 700 doses de vacinas aplicadas

MONALISA BENAVENUTO / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25

SÃO LUÍS- Em ação inaugural, ocorrida neste sábado (13), o projeto Castramóvel ofereceu diversos serviços de saúde a animais domésticos de São Luís. Promovido pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Hospital Veterinário, o projeto itinerante teve sua primeira atuação no Colégio São José Operário, na Cidade Operária. Além de proporcionar qualidade de vida a cães, gatos e seus tutores, o Castramóvel objetiva controlar o crescimento populacional destes animais por meio da esterilização, procedimento realizado gratuitamente pelo projeto.

No total, 70 cães e gatos machos foram castrados nesta primeira edição do projeto, que contou com a atuação de alunos de Medicina Veterinária da Uema sob a orientação de professores do curso. As fêmeas também foram beneficiadas pela ação, mas, por se tratar de um procedimento mais delicado, as esterilizações foram pré-agendadas para que sejam realizadas na clínica da universidade.

Além da castração, que possibilita o controle populacional e, por consequência, a redução do número de animais abandonados na cidade, a medida proporcionou a vacinação de cães e gatos contra graves doenças. 700 doses de vacinas foram aplicadas, sendo 400 contra raiva e 300 contra viroses. Esta última, não oferecida pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de São Luís, como destacou o professor de Clínica Médica de cães e gatos, Normand Wall. “O governo não banca a distribuição da vacina contra cinomose, uma doença causada por vírus, transmitido por via respiratória e tão letal quanto o vírus da raiva”, explicou.

Os serviços prestados garantem saúde aos peludos e, também, aos seus tutores e à população em geral, uma vez que os vírus oferecem riscos à saúde humana, principalmente o causador da raiva, transmitida ao homem por meio da mordida. Para assegurar que nada afete seus filhotes, o casal de cães vira-latas Preta e Marley, a dona de casa Elizangela Rego não perdeu tempo e, assim que soube da presença do Castramóvel no bairro, levou os peludos.

“Meu filho soube pelas redes sociais e me avisou e nós viemos correndo. Eles receberam as vacinas contra raiva e viroses. É uma oportunidade maravilhosa, foi uma pena não ter tido tempo para aproveitar a castração, mas espero conseguir em outra oportunidade. A gente tem os bichinhos da gente e, às vezes, não tem condição para dar todos os cuidados que eles merecem e precisam e com a ajuda do projeto conseguimos. Está aprovadíssimo e espero que tenham mais momentos como este”, ressaltou.

De acordo com o professor e diretor do Hospital Veterinário da UEMA, Arnodson Campelo, a inauguração do Castramóvel foi um projeto-piloto para o planejamento das demais ações, que serão realizadas em diversos bairros da cidade, de forma itinerante, que serão escolhidas conforme a demanda.

“O objetivo era ter uma referência para outras ações. Nós fizemos uma previsão para 700 atendimentos, oferecendo as vacinas, as castrações de machos e pré-agendamentos para fêmeas. Encerramos as atividades hoje com avaliação positiva. Foi um sucesso, porque antes do horário estipulado, tivemos de encerrar as atividades pois já os materiais já tinham encerrado”, esclareceu.

Segundo ele, a partir do balanço da ação inaugural, as demais serão definidas em parcerias com Organizações Não Governamentais, líderes comunitários e poder público.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.