Preocupação

Igreja de Santo Antônio interditada por correr risco de desabamento

Equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Iphan estiveram no local, na tarde de sexta-feira (5), para produzir relatório acerca da estrutura

Emmanuel Menezes / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25

SÃO LUÍS - A Igreja de Santo Antônio, localizada na Praça Antônio Lobo, no centro de São Luís, foi interditada pelo Corpo de Bombeiros na tarde de ontem (5). Membros da Defesa Civil e do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) estiveram presentes no local.

Uma parte da gruta, que fica na lateral da ala principal da Igreja, começou a desabar, espalhando barro e demais entulhos pelo local. Parte das madeiras que compõem o revestimento de forro da Igreja estão apresentando manchas de água, por causa de goteiras no telhado. Em alguns pontos da igreja, a madeira já caiu devido à absorção de água, deixando frágil a estrutura.

“Nós logo chamamos o Corpo de Bombeiros por não sabermos, exatamente, se a estrutura toda está comprometida ou apenas parcialmente”, diz o vigário paroquial, Clemilton Moraes. A Defesa Civil interditou todo o local para que sua equipe fizesse a análise completa da estrutura das colunas e teto.

Por causa da interdição, as missas na paróquia estão canceladas temporariamente. Para mais informações sobre as celebrações pode-se entrar em contato pelo número 3231-2775.

Sobre a Igreja
O convento original, junto à Capela Bom Jesus dos Navegantes começou a ser construído em agosto de 1624, durante o governo de Francisco Coelho de Carvalho, sendo fundado pelo frei franciscano Cristóvão de Lisboa. O convento foi o primeiro quartel do Corpo de Polícia da Província do Maranhão (atual Polícia Militar), fundado em 1836, que mudou de sede pouco tempo depois.

Em 1º de setembro de 1856, o convento sem frades e quase abandonado começou a ser reconstruído pelo frei Vicente de Jesus, vindo do Pará. A igreja ficou quase pronta, mas a falta de recursos impediu o término da construção. Apenas em 17 de janeiro de 1867, um caixão com a imagem de Santo Antônio foi recebido com uma grande procissão e uma salva dos canhões do Baluarte e, após um Te Deum (hino cristão), a igreja foi inaugurada com uma grande comemoração.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.