Estado Econômico

Faculdade Estácio orienta sobre IR 2019

Serviço de orientação, preenchimento e envio da declaração acontece até 30 de abril

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
(Estado econômico)

No início do ano, contribuintes começam a maratona para reunir documentos importantes para a declaração do imposto de renda. Algumas pessoas conseguem se organizar com recibos e notas fiscais ao longo do ano, e depois só entregam tudo a um profissional da contabilidade.
Já outras não têm como contratar um profissional e tentam fazer sozinhas, por meio do programa disponibilizado pela própria Receita. E ainda há os que nem conseguem se organizar com os documentos e nem realizar a declaração sem ajuda de alguém.
Para todos esses casos, a Faculdade Estácio São Luís oferece os serviços contábeis relacionados ao IRPF - Imposto de Renda Pessoa Física - inteiramente gratuitos. O atendimento ao público irá permanecer até 30 de abril, que é o último dia para a entrega das declarações em todo o país. Na instituição de ensino superior, em São Luís, professores e alunos do curso de Ciências Contábeis orientam, preenchem e enviam as declarações à Receita Federal.
“O nosso intuito é auxiliar para evitar que os contribuintes caiam na malha fina e tenham prejuízos por causa disso. Todos os anos, nós realizamos essa atividade, que se consolida como uma das práticas mais efetivas do curso para os alunos”, ressalta Reis Rocha, coordenador do curso de Ciências Contábeis da Estácio.
Para obter o atendimento, basta que o contribuinte interessado reúna os documentos pessoais: RG, CPF, declaração de rendimentos fornecida pela fonte pagadora, comprovante de residência, número da declaração anterior - declaração de 2018, ano-base 2017; além de documentos pessoais dos dependentes, caso haja.
O quanto antes a Declaração do Imposto de Renda for enviada à Receita Federal, mais rapidamente também será liberada restituição.

Imposto de renda I

A Delegacia da Receita Federal convida a classe contábil de São Luís para participar de palestra informativa sobre a Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física 2019 que será realizada às 9h do dia 3 de abril, próxima quarta-feira, no auditório do Ministério da Economia, Canto da Fabril.
Serão abordados orientações e esclarecimentos sobre as novas funcionalidades do Centro de Atendimento ao Contribuinte, como implementação do serviço de retaguarda; novidades e possíveis dúvidas.

Imposto de renda II

Durante a palestra também será apresentada a Campanha Destinação, que visa divulgar aos contribuintes Pessoa Física e Pessoa Jurídica a possibilidade de destinar uma parte do seu imposto de renda devido aos diversos fundos de amparo social previstos na legislação, especialmente na época do preenchimento da declaração, quando se tem a possibilidade de destinar até 3% do imposto de renda devido ao Fundo da Criança e do Adolescente, o FIA
A participação na palestra é gratuita e imprescindível aos profissionais da área contábil.

Rais 2019

Empregadores de todo o Brasil tem até o dia 5 de abril para fornecer à Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia os dados referentes a seus funcionários por meio da Relação Anual de Informações Sociais (Rais).
A Rais fornece aos órgãos governamentais estatísticas detalhadas que possibilitam a implementação de políticas públicas benéficas aos trabalhadores.

Investimentos da Suzano

A Suzano anunciou que investirá R$ 6,4 bilhões até dezembro deste ano. Entre os projetos previstos estão investimentos em modernização e expansão, estrutura logística, terras e manutenção operacional.
A previsão de investimentos conta ainda com R$ 400 milhões a serem destinados à construção de novos portos em Santos (SP) e em Itaqui (MA), projetos fundamentais para o escoamento da produção de celulose da companhia e para melhorar o nível de serviço prestado aos clientes.

Saldo de emprego

O saldo de empregos gerados pelos pequenos negócios em fevereiro representou 72,3% do total de vagas abertas no país, revela o Caged. É o maior saldo para este mês nos últimos quatro anos. Segundo levantamento do Sebrae, foram preenchidos 125, 2 mil postos de trabalho, resultado quase três vezes e meia maior que o saldo apresentado pelas médias e grandes empresas (MGE).

Frase

“Do total das empresas existentes no Brasil, 80% são de base familiar, sendo que 70% delas não chegam à segunda geração (a dos filhos) e 95% à terceira geração”

Cícero Rocha
CEO do Instituto Empresariar

Varejo

Sustentabilidade
Um percentual menor de empresas de todos os portes buscará crédito no mercado em 2019, é o que constatou a Pesquisa Perspectiva Empresarial da Boa Vista,. Já das que contratarão crédito, são as microempresas (36%) que devem demandar mais ao longo do ano, seguida das médias (33%), das grandes (28%) e das pequenas (21%).

Projeções do PIB
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) reviu de 2,7% para 2% a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto em 2019. Segundo estudo divulgado pelo Grupo de Conjuntura do instituto, os primeiros indicadores do ano mostram que a recuperação da atividade econômica permanece lenta. As projeções para inflação foram reduzidas de 4,10% para 3,85%.

Safra de grãos
O Brasil registrou uma safra de extremos, com diferenças acentuadas entre as regiões com plantio precoce - afetadas severamente pela variação climática - e aquelas com plantio mais tardio, que apresentaram melhores resultados. A Agroconsult, que organiza o Rally da Safra, estima em 118 milhões de toneladas a safra de soja 2018/19, volume 3,3% inferior ao ciclo anterior.
“Esta safra começou com plantio muito bem executado, em condições adequadas para implantação e em prazo recorde. Mas depois o clima impactou diretamente algumas lavouras mais precoces”, explica o coordenador geral do Rally da Safra, André Pessôa.

Investimentos
Pesquisa da CNDL e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) revela que 41% desses empresários pretendem investir em seus negócios nos próximos três meses, um aumento de 8% em relação ao mesmo mês em 2018. Por outro lado, 38% não planejam fazer qualquer tipo de movimento nesse sentido e 21% ainda não sabem se o farão.

Jovens empresários
Desafios de empreender no estado, cases de sucesso e o universo das startups locais. Esta foi basicamente a pauta do talk show “Sim, sou empreendedor maranhense”, realizado pela Associação dos Jovens Empresários (AJE-MA) na última quarta-feira (27), no espaço Black Swan. O circuito de palestras foi promovido em função do aniversário de 15 anos da entidade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.