Música

No ritmo do reggae maranhense

Sob a batuta de Gerude e Ronald Pinheiro, projeto privilegia o ritmo jamaicano que influenciou artistas locais em uma temporada de quatro apresentações em espaços públicos da cidade

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Ronald Pinheiro participa do projeto
Ronald Pinheiro participa do projeto

SÃO LUÍS- Uma saudação ao reggae do Maranhão é o que promete o projeto “Estação da Música II – Jamaica Brasileira”, que acontece hoje, amanhã, sábado e domingo, sempre às 20h, em espaços públicos de São Luís. Sob o comando dos cantores e compositores Gerude e Ronald Pinheiro, o evento reúne ainda Eduardo Pinheiro e João Gerude, além de uma banda composta por nomes de referência na música local. A cantora gospel Joana Gerude fará a abertura de todos os shows.

Para iniciar o projeto, os artistas escolheram um dos cartões-postais da capital, o bairro Praia Grande. A primeira apresentação desta edição será com show na praça da Casa do Maranhão; amanhã, é a vez da Praça do Letrado, no Vinhais, receber o projeto que no sábado segue para a Praça da Saudade, na Madre Deus e domingo encerra a temporada na Praça Nossa Senhora de Nazaré, no Cohatrac.
Um dos idealizadores da ação, o cantor e compositor Gerude, destaca que a ideia da iniciativa é fazer uma grande saudação ao reggae, em especial o que influenciou artistas maranhenses a partir da década de 1980, após a disseminação do ritmo jamaicano na capital por meio das famosas radiolas. “Pensamos em um repertório que vai passear por clássicos e também por músicas autorais em uma hora e meia de show, no qual vamos relembrar músicas que fazem parte da memória afetiva do público, mas sem deixar de lado novos projetos e composições também novas”, pontua Gerude.

Gerude capitaneia o projeto
Gerude capitaneia o projeto

O projeto, que tem o patrocínio da Cemar Equatorial, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, terá uma dinâmica de apresentações que começa com Joana Gerude, que cantará "Autoridade e Poder", da banda Bola de Neve, e segue com Eduardo Pinheiro, que é filho de Ronald Pinheiro. Além de guitarrista, Eduardo é cantor e, na ocasião, vai tocar Bob Marley e Beatles. Já João Gerude, herdeiro de Gerude (assim como Joana, que também é filha do artista), tocará “Passarinho verde”, um reggae de sua autoria e também o clássico “Ilha Bela”, de Carlinhos Veloz.

Ronad Pinheiro apresentará, entre outras, “Verão” e “Márcia Regueira”. Gerude sobe ao palco com a proposta de apresentar algumas músicas de seu mais novo disco (ainda sem data para lançamento), entre as quais “Jamaica Brasileira”. “É meu sétimo disco e este é totalmente dedicado ao reggae. Ainda não tenho data para o show de lançamento mas por estes dias já vamos distribuir algumas músicas nas plataformas digitais e também nas rádios”, adianta o compositor que traz ainda no repertório do show músicas como “Maguinha do Sá Viana”, “Rastafari” e "A Riqueza" que considera marcos do ritmo jamaicano no Maranhão.

Para acompanhar os artistas, formam a banda os músicos Jesiel Bives, nos teclados; Edinho Bastos, na guitarra; João Paulo, no baixo; e Fofo, na bateria. A intenção de Gerude e Ronald Pinheiro é dar continuidade ao projeto no segundo semestre deste ano, levando os shows para a região metropolitana da capital.

Serviço

O quê

Projeto “Estação da Música II – Jamaica Brasileira”

Quando

Hoje, amanhã, sábado e domingo, sempre às 20h

Onde

Praia Grande, Vinhais, Madre Deus e Cohatrac

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.