Prevenção

HSLZ promove semana de prevenção da saúde em alusão ao Março Lilás

Servidores que contribuem para a Funben podem usufruir dos servidos na sede da Segep, localizada no Calhau, na capítal; ação é promovida pelo Hospital São Luís

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Diversos serviços médicos estão sendo oferecidos ao servidores públicos durante esta semana
Diversos serviços médicos estão sendo oferecidos ao servidores públicos durante esta semana (De Jesus)

SÃO LUÍS - Serviços de atendimento em diversas áreas da saúde foram colocados a disposição de servidores públicos durante esta semana, como parte do projeto HSLZ em Movimento, promovido pelo Hospital São Luís. O hospital e o Centro Ambulatorial de Diagnóstico Holandeses (CADH) realizaram o evento em parceria com a Secretaria de Estado de Gestão, Patrimônio e Assistência (Sedep), no Edifício Clodomir Millet, Calhau, em São Luís.

“A ideia da prevenção sempre foi uma das nossas bandeiras. Já dizia o ditado de que prevenir é melhor do que remediar. Quando você identifica os problemas em sua manifestação inicial você terá mais rapidez na cura e na recondução do paciente ao convívio social”, diz o Dr. Plínio Tuzzolo, diretor do HSLZ. O projeto consiste em levar até o local de trabalho do servidor a oferta de diversas consultas e exames com uma equipe médica e de enfermagem de qualidade. Durante a semana, cerca de 800 servidores devem realizar algum tipo de consulta no local.

Essa é uma ação importante e que, além do conforto e praticidade, pode ajudar a prevenir doenças, tratar eventuais enfermidades em estágios iniciais e evitar futuras complicações. “A prevenção é a pedra angular do processo de cura. A gente não pode se distanciar jamais. O hospital é uma estrutura de medicina curativa, mas ele tem como obrigação zelar pela prevenção. No sentido de ir ao encontro de sua clientela, o HSLZ identificou e criou em suas condições esse tipo de evento, que traz de forma inteirante serviços que aumentam a qualidade de vida das pessoas”, explica o diretor.

Para o atendimento, o servidor deve levar o contracheque e o comprovante de ser contribuinte do Fundo de Benefícios dos Servidores do Estado do Maranhão (Funben). Os atendimentos contam com uma completa equipe de profissionais, atuantes nas especialidades de clínica geral, nutrição, ginecologia (com vagas para realização do exame papanicolau), cardiologia, exames laboratoriais e outros exames básicos. “Essa é apenas a primeira campanha de prevenção que estamos realizando aqui, com foco no Março Lilás, mês de prevenção ao câncer de colo de útero. Mas temos a certeza que essa é apenas a primeira de muitas outras campanhas que virão a se repetir”, completa o Dr. Plínio Tuzzolo.

Sobre o HSLZ
O Hospital São Luís (HSLZ), também conhecido como Hospital dos Servidores, foi inaugurado em dezembro de 2011, e possui uma estrutura de pessoal que conta com mais de 600 colaboradores. Desenvolve atendimento ambulatorial e diagnóstico em diversas especialidades, além de urgência e emergência com internação em clínica médica, cirúrgica e pediátrica, UTI e centro cirúrgico para atendimento em média e alta complexidade.

SAIBA MAIS

Março Lilás


No Maranhão e na Região Norte, o câncer de colo uterino ocupa o primeiro lugar nas causas de câncer e de morte por câncer entre as mulheres, estando à frente inclusive do câncer de mama. Apesar desses dados desoladores, esse é um dos cânceres com maior potencial de prevenção, pois está associado à infecção pelo vírus HPV (Papiloma Vírus Humano), uma infecção que pode ser evitada, acompanhada e tratada ainda em fases iniciais.

No geral, o câncer de colo uterino é o segundo tipo de câncer mais frequente entre as mulheres de todo o mundo e também no Brasil. Sua maior incidência se dá em mulheres entre 45 e 49 anos de idade e estima-se que o rastreamento sistemático e o tratamento de lesões precursoras possam reduzir a mortalidade pela doença em até 80%. O principal fator de risco é a infecção pelo HPV e já foram desenvolvidas vacinas contra os principais tipos oncogênicos do vírus. A redução da mortalidade decorrente dessa doença depende da adoção de medidas de prevenção primária, de diagnóstico e tratamento de lesões precursoras, bem como do diagnóstico e tratamento adequados das lesões invasivas.

As medidas de prevenção são simples. Toda mulher com vida sexual ativa ou a partir dos 25 anos deve fazer o exame preventivo, conhecido como papanicolaou, todos os anos. É através desse exame que inflamações e alterações iniciais podem ser descobertas e tratadas logo, antes de evoluírem para uma doença agressiva e que pode levar a morte.

Além do exame preventivo anual, hoje já se pode prevenir a infecção pelos principais tipos de HPV associados ao câncer de colo uterino através da vacina contra o HPV. Essa vacina está disponível nos Postos de Saúde gratuitamente para meninas de 9 a 13 anos e devem ser tomadas as 3 doses para uma maior eficácia. Apesar de ser mais eficaz quando administrada em meninas antes do início da vida sexual, mulheres mais velhas também podem se beneficiar do uso da vacina. Além disso, mesmo as mulheres que foram vacinadas devem continuar realizando o exame preventivo quando atingirem a idade recomendada.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.