Mostras

Desenhos e arte reciclada em exposições

Mostras “Peregrina”, de Lua de Carmim e “Transformando Lixo, Reciclando Ideias”, de Jô Barbosa estão em cartaz no Centro Cultural do Ministério Público do Maranhão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Uma das obras de Lua Carmim exposta na mostra
Uma das obras de Lua Carmim exposta na mostra (Lua Carmim)

SÃO LUÍS - Duas exposições estão em cartaz no Centro Cultural do Ministério Público do Maranhão (Centro). Tratam-se das mostra “Peregrina”, de Lua de Carmim e “Transformando Lixo, Reciclando Ideias”, de Jô Barbosa. Os trabalhos podem ser vistos até o dia 8 de abril, com entrada gratuita.

A artista Lua de Carmim, nome artístico adotado por Laura Rosa Medeiros, apresenta nesta exposição desenhos feitos com tinta nanquim e com caneta esferográfica sobre papel. Entre os desenhos expostos estão figuras femininas acompanhadas de mensagens fortes e encorajadoras.

Na outra exposição, Jô Barbosa utiliza basicamente colagens, recortes e montagem de peças recolhidas a partir do lixo. O resultado da mostra se baseia na crença da artista que defende que a arte e sustentabilidade devem andar de mãos dadas.

Jô Barbosa é artista há 15 anos, fez sete exposições, mas o foco dela é trabalhar em áreas carentes ministrando oficinas para incutir a ideia da sustentabilidade, sobretudo entre as mulheres desempregadas e donas de casa das periferias.

As mostras foram abertas ontem, quando ocorreu ainda a palestra da promotora Fernanda Carvalho, sobre o livro “Mulheres que correm com os lobos”. A palestra faz parte do projeto Escola Superior do Ministério Público - ESMP Literária, que é desenvolvido mensalmente e objetiva trazer novos elementos para a interpretação dos diversos problemas atuais.

Um dos objetivos do Centro Cultural Ministério Público do Maranhão é a valorização da cultura maranhense. O Espaço de Artes Ilzé Cordeiro, onde estão mopntadas as duas exposições, serve para divulgar o trabalho de artistas maranhenses. A primeira mostra a ocupar o espaço foi a exposição “Grandes Mestres”, que reuniu obras do artista Waldemar Barros.

Um dos destaques do Centro Cultural é a parede externa do novo prédio. Nela, o artista plástico Naldo Saori produziu um mural que retrata o julgamento do processo da Baronesa de Grajaú pelo homicídio do escravo Inocêncio, com a atuação do promotor Celso Magalhães.

Serviço

O quê

Mostras “Peregrina” e “Transformando Lixo, Reciclando Ideias”

Quando

Até 8 de abril

Onde

Centro Cultural Ministério Público do Maranhão - Centro

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.