De acordo com o secretário municipal de trânsito e transportes, Canindé Barros, os mais de 800 ônibus da capital maranhense já dispõe de um sistema tecnológico para evitar assaltos. “Desde 2016 iniciamos a implantação de um sistema de botão do pânico. Hoje o sistema está completamente consolidado e em vias de ser utilizado”.
O sistema foi apresentado a O Estado durante reportagem sobre o colapso no trânsito da última terça (19).
Atualmente a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) conta com o Centro de Comando de Operações (CCO). As instalações abrigam um grande aparato de controle do sistema de transporte público por GPS que mostra em tempo real os ônibus da cidade. Além disso, também é feito o vídeo-monitoramento de setores da cidade, controle automatizado das multas e dos agentes em campo.
Durante o processo de instalação do CCO e integração com o sistema de transporte público foram instalados “botões do pânico” que alertam em caso de assalto ou situações em que seja necessária a intervenção da polícia.
O secretário Canindé Barros afirmou ainda que o sistema deve estar operacional em breve. “Todo o sistema já está integrado, inclusive com a Polícia, e pronto para funcionar. A expectativa é que tenhamos uma redução sensível no número de assaltos e, consequentemente, aumento da segurança no sistema”, explicou.
Por questões de segurança, Canindé Barros não especificou onde estão localizados e quem pode acionar os botões do pânico em caso de necessidade.
Saiba Mais
- Aumento da criminalidade no bairro do Cohafuma é tema de reunião
- Associação maranhense pede mais segurança em escolas, após tragédia em Santa Catarina
- Patrulhamento em praças da Cohab e Cohatrac é reforçado pela Semusc
- Procura por segurança eletrônica aumenta em 40% durante pandemia
- Polícia dá dicas de segurança para prevenir roubos durante pandemia
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.