Oportunidade

Tranquilidade marca 1ª fase de concurso da Câmara de São Luís

Gabarito está previsto para sair nesta segunda (18); pela manhã, houve 1.264 faltosos, segundo assessoria; processo teve mais de 18 mil inscritos para 342 vagas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
Candidatos checam dados em um dos locais de provas em São Luís
Candidatos checam dados em um dos locais de provas em São Luís (concurso da câmara municipal de SL)

SÃO LUÍS – Foi marcada por tranquilidade a realização, neste domingo (17), da fase inicial do primeiro concurso da Câmara Municipal de São Luís. Segundo a assessoria, 1.264 candidatos faltaram às provas no turno da manhã. O total de faltosos da tarde não havia sido divulgado até o fechamento desta edição.

O Gabarito está previsto para ser divulgado nesta segunda-feira (18). O certame foi realizado das 8h às 12h, para os cargos de nível superior (inclusive o de Procurador); e das 14h às 18h para os cargos de nível médio. O edital ofereceu 342 vagas, das quais 116 são para chamada imediata aos cargos de nível médio e superior e duas para a Procuradoria, além do cadastro de reserva.

No total, 18.384 candidatos se inscreveram; destes, 17.972 concorreram para o preenchimento de vagas em cargo de nível médio e superior, enquanto 412 disputaram para as duas vagas disponíveis ao cargo de procurador. Os salários oferecidos variam entre R$ 1.251,73 e R$ 2.565,05.

O cargo que mais registrou inscrições foi o de assistente administrativo (nível médio) com 9.798 inscrições, e os que registraram menos foram os de técnico em comunicação social para rádio e TV (nível médio) com 31 inscrições. No primeiro cargo, serão 25 vagas imediatas e 50 em cadastro de reserva; já para o segundo cargo serão 2 vagas imediatas e 4 em cadastro de reserva.

Quando homologado, após ação proposta pelo Ministério Público, por meio do promotor de justiça Lindojonson Gonçalves, titular da 28ª Vara da Improbidade Administrativa, o concurso público teve por intuito profissionalizar a estrutura da Câmara e oportunizar trabalho.

“Precisamos colocar a Câmara de Vereadores no âmbito do século XXI, das comunicações instantâneas, da modernidade que se faz necessária para uma cidade de mais de um milhão de habitantes. Com esse concurso, profissionalizaremos a estrutura da Câmara de Vereadores”, destacou o promotor de Justiça, à época.

Os classificados na prova objetiva - primeira fase - realizarão a prova prática no próximo dia 14 de abril e a divulgação do resultado final, de quem preencherá os cargos com chamada imediata e quem comporá o cadastro de reserva deverá saí a partir do dia 17 de maio.

Saiba Mais

Vagas

O concurso da Câmara de São Luís ofereceu vagas para os níveis médio e superior, além do cargo de procurador. As vagas disponibilidade para os cargos de Administrador (09 vagas), Analista de Informática – Legislativa (12 vagas), Analista Legislativo (48 vagas), Arquiteto (06 vagas), Assistente Social (06 vagas), Bibliotecário (06 vagas), Contador (06 vagas), Engenheiro Civil (06 vagas), Historiador (06 vagas), Jornalista (24 vagas), Psicólogo (06 vagas), Radialista (12 vagas), Relações Públicas (06 vagas), Tecnólogo em Recursos Humanos (09 vagas), Assistente Administrativo (75 vagas), Técnico em Assessoramento Legislativo (51 vagas), Técnico em Comunicação Social – Divulgação Institucional (06 vagas), Técnico em Comunicação Social – Rádio (06 vagas), Técnico em Comunicação Social – Relações Públicas (12 vagas), Técnico em Comunicação Social – Repórter Fotográfico (06 vagas), Técnico em Comunicação Social – Televisão (06 vagas), Técnico em Informática (18 vagas) e Procurador (06 vagas).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.