Oportunidade

Oportunidade para a Sétima Arte

Estão abertas as inscrições para a Mostra Sesc de Cinema, que visa democratizar a produção audiovisual e facilitar o acesso do público a filmes produzidos no país

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
Lamparina da Aurora representou o Maranhão no ano passado
Lamparina da Aurora representou o Maranhão no ano passado

SÃO LUÍS - Cineastas do Maranhão têm a oportunidade de fazer suas produções circularem pelo país com a terceira edição da Mostra Sesc de Cinema, cujas inscrições estão abertas até o dia 15 de abril no site sesc.com.br/mostradecinema. A iniciativa tem o objetivo de descentralizar e equalizar a participação de todas as regiões do país na produção audiovisual brasileira e facilitar o acesso do público a filmes produzidos dentro e fora dos centros urbanos.

Este ano, a mostra será composta pelas categorias Panorama Estadual, Panorama Brasil, Panorama Infantojuvenil, além de ações formativas. O evento foi lançado em 2017 e tem contribuído para a promoção e o lançamento de artistas de todo o país. Os filmes inscritos serão avaliados por uma comissão formada por profissionais e especialistas da área de cultura. Cada estado fará sua avaliação, com recorte dos melhores filmes, que serão exibidos em panoramas estaduais. O panorama nacional será composto por 32 filmes selecionados entre os melhores de cada região, além de sete obras infantojuvenis. Este ano, uma das novidades é a possibilidade de inscrição de médias-metragens, além de curtas e longas.

As obras selecionadas na categoria Panorama Brasil serão premiadas nos quesitos Incentivo, na qual serão agraciadas cinco obras audiovisuais que receberão serviços de produção, pós-produção ou distribuição, no valor máximo de R$ 20 mil. Outro quesito será Licenciamento, no qual serão agraciadas com licenciamento dos direitos autorais, para exibição pública e pelo período de dois anos, até sete obras infantojuvenis selecionadas por curadoria especializada, no valor total de R$ 20 mil por obra. As exibições ocorrerão nas Unidades do Sesc e de instituições parceiras de caráter cultural e educativo, com entrada gratuita. Também será premiado o quesito Aquisição, no qual o Sesc TV premiará obras audiovisuais a seu critério, para inserção em sua grade de programação.

Os filmes selecionados na Mostra Sesc de Cinema serão exibidos no período de 1º de novembro a 15 de dezembro de 2019. Apenas os filmes selecionados para o Panorama Brasil e Panorama Infantojuvenil serão exibidos em todos os estados brasileiros.

Carnavalha foi escolhido em 2017
Carnavalha foi escolhido em 2017

Maranhão
O Maranhão esteve representado na edição do ano passado da Mostra Sesc de Cinema que em 2018 selecionou 34 filmes. Foram 27 curtas e sete longas, escolhidos entre 1.061 filmes inscritos. No evento, todas as cinco regiões do país estiveram representadas na programação: quatro filmes são da região Norte, seis do Centro-Oeste, sete da região Nordeste, oito do Sul e nove do Sudeste do país.

Entre os selecionados da região Nordeste estava o longa-metragem “Lamparina da Aurora”, do cineasta maranhense Frederico Machado. Trata-se de um suspense psicológico, que conta a história de um casal de idosos que recebe todas as noites a visita de um jovem misterioso. O longa é baseado na obra poética do pai do cineasta, o poeta Nauro Machado que no filme interpreta um ser onisciente, que ora aclara ora obscurece os mistérios da trama que reuniu no elenco nomes como Buda Lira (“Aquarius”), Antônio Sabóia (“O Lobo Atrás da Porta”) e Vera Leite. A produção maranhense ganhou o prêmio de Melhor Filme (prêmio Carlos Reichenbach) na mostra competitiva Olhos Livres, no 40º Festival Guarnicê de Cinema (Maranhão), onde ganhou seis prêmios.

Já na primeira edição da mostra, em 2017, o estado foi representado na etapa nacional pelo curta-metragem “Carnavalha”, de Áurea Maranhão. Com 16 minutos de duração, a produção apresenta a preparação e a trajetória de uma menina que é perseguida por um estrangulador num dia de Carnaval. Com direção, roteiro e produção de Áurea Maranhão e Ramusyo Brasil, fotografia de Taciano Brito e montagem de Beto Pio, o filme representou o Maranhão na circulação nacional promovida pelo Sesc naquel ano em diversas cidades do país.

Serviço

O quê

Inscrições para Mostra Sesc de Cinema

Quando

Até o dia 15 de abril

Onde

No site www.sesc.com.br/mostradecinema

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.