Consórcio

Governadores do Nordeste têm encontro e assinam protocolo em SL

Gestores criarão o Consórcio Nordeste; com ato já oficializado, cada governador agora terá de aprovar oficialmente o colegiado, para que haja a regulamentação

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
Governadores querem criar consórcio para gerar economia e também buscar desenvolvimento para os estados
Governadores querem criar consórcio para gerar economia e também buscar desenvolvimento para os estados (Encontro de governadores)

SÃO LUÍS - Governadores de todos os estados que compõem a Região Nordeste do Brasil realizaram encontro, on­tem, em São Luís. A agenda, promovida no Palácio dos Leões, sede do Poder Executivo estadual, marcou a assinatura de protocolo para a criação do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste.
O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), foi quem recebeu os demais oito governadores da região e coordenou os trabalhos.
Com a assinatura do protocolo, cada estado terá de aprovar, a partir de agora, a criação do Consórcio Nor­deste. A partir daí, ele passará a funcionar. O objetivo é que o consórcio permita vantagens para todos os estados.
Uma das vantagens expostas na reunião diz respeito à possibilidade de serem feitas compras conjuntas para reduzir o preço dos produtos ou serviços. Quanto maior o número de itens adquiridos ou serviços contratados, maior é o poder de negociação dos estados para reduzir custos.
Antes da assinatura do termo, Flávio Dino comentou a proposta. “To­dos os estados precisam comprar viaturas policiais, por exemplo. En­tão, com o consórcio, em vez de cada um contratar separadamente, os nove estados se juntam e passam a ter mais condições de obter preços melhores. O mesmo pode acontecer com medicamentos, armas, carteiras escolares e tratores agrícolas, entre outros”, disse.

Parceria
Outra proposta para a efetividade do consórcio toma por base a instituição de parceria institucional para a cessão de servidores ou equipamentos para outro estado da região, com menor burocracia e maior rapidez, principalmente em momentos de crise. Um exemplo é o empréstimo de policiais ou viaturas em episódios específicos.
Os governadores também destacaram a possibilidade de atrair investimentos do exterior com a venda de produtos locais. Há também negociação para que o consórcio habilite intercâmbios estudantis, projetos conjuntos de infraestrutura, parques industriais e tecnológicos interestaduais, criação de fundos para financiar investimentos e troca de tecnologia e conhecimento.
O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), destacou a importância da ação conjunta dos chefes de Executivo da Região Nordeste.
“Aqui temos a oportunidade de inovar, colocando, com a implantação do consórcio, uma alternativa para o Nordeste. É uma ideia que vem sendo trabalhada há bastante tempo, que se torna realidade em São Luís e vai permitir a integração e a capacidade de respostas em áreas essenciais como segurança, saúde, educação e infraestrutura”, pontuou.
O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), também falou sobre a iniciativa.
“Nós, governadores do Nordeste, demos mais um passo importante para o desenvolvimento da região. Assinamos nesta quinta-feira, em São Luís, no Maranhão, a criação do Consórcio Nordeste, que vai nos assegurar condições de atuar com mais inteligência e eficiência em temas ligados ao social, econômico e à garantia do meio ambiente. O Consórcio vai permitir ações com mais celeridade, mais economicidade e gestão no trato dos recursos públicos. Teremos ações conjuntas que vão garantir melhorias para a população nordestina”, comentou, em seu perfil em rede social.

Flávio Dino fala em economia de gastos mas cria novas secretarias no Governo

Apesar de ter defendido o discurso de economia de gastos e corte de despesas na estrutura do Governo do Estado, o governador Flávio Dino (PCdoB) criou novas pastas para abrigar aliados políticos e dividir espaços com partidos que ajudaram na sua reeleição.
Na reforma administrativa anunciada no mês passado, ele desmembrou a antiga pasta de Turismo e Cultura, criando a estrutura de secretarias independentes e ontem anunciou outras três novas pastas.
Uma delas é a Secretaria de Estado de Programas Estratégicos - que até então era extraordinária. Para comandá-la, Dino vai empossar hoje o prefeito de São José de Ribamar, Luis Fernando Silva.
Outra pasta criada é a Secretaria de Relações Institucionais, que será comandada por Enos Henrique Nogueira Ferreira.
Já o pastor Carlos Porto comandará a também recém-criada Secretaria de Estado Extraordinária da Região Tocantina, que ficará com sede em Imperatriz.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.