Política | Consórcio

Governadores do Nordeste têm encontro e assinam protocolo em SL

Gestores criarão o Consórcio Nordeste; com ato já oficializado, cada governador agora terá de aprovar oficialmente o colegiado, para que haja a regulamentação
15/03/2019

SÃO LUÍS - Governadores de todos os estados que compõem a Região Nordeste do Brasil realizaram encontro, on­tem, em São Luís. A agenda, promovida no Palácio dos Leões, sede do Poder Executivo estadual, marcou a assinatura de protocolo para a criação do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste.
O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), foi quem recebeu os demais oito governadores da região e coordenou os trabalhos.
Com a assinatura do protocolo, cada estado terá de aprovar, a partir de agora, a criação do Consórcio Nor­deste. A partir daí, ele passará a funcionar. O objetivo é que o consórcio permita vantagens para todos os estados.
Uma das vantagens expostas na reunião diz respeito à possibilidade de serem feitas compras conjuntas para reduzir o preço dos produtos ou serviços. Quanto maior o número de itens adquiridos ou serviços contratados, maior é o poder de negociação dos estados para reduzir custos.
Antes da assinatura do termo, Flávio Dino comentou a proposta. “To­dos os estados precisam comprar viaturas policiais, por exemplo. En­tão, com o consórcio, em vez de cada um contratar separadamente, os nove estados se juntam e passam a ter mais condições de obter preços melhores. O mesmo pode acontecer com medicamentos, armas, carteiras escolares e tratores agrícolas, entre outros”, disse.

Para continuar aproveitando o conteúdo de O Estado faça seu login ou assine.

Já sou assinante

entrar

Ainda não sou assinante

assine agora

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© 2019 - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte