Concurso

Na disputa do EDP Live Bands Brasil 2019

O grupo Putabend concorre a uma vaga na semifinal do concurso que já premiou a também maranhense Soulvenir; público pode votar até o dia 21 deste mês e o prêmio é um show em Portugal e disco gravado pela Sony Music

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
Putabend gravou música com participação da Companhia Barrica
Putabend gravou música com participação da Companhia Barrica (Putabend)

SÃO LUÍS -A música “Bumba índia”, que traz a fusão do rock com o bumba meu boi é a proposta da Putabend, grupo maranhense formado em 2017 e que agora compete por uma vaga na semifinal no EDP Live Bands Brasil 2019. Trata-se da 4ª edição do concurso cuja banda vencedora vai tocar no NOS Alive em Portugal, um dos maiores festivais da Europa, que acontece de 11 a 13 de julho em Lisboa, Portugal, além da gravação de seu próprio CD pelo selo da Sony Music. A votação pública está aberta até o dia 21 deste mês e poderá ser feita no link edplivebands.edp.com/brasil/banda/putabend.

A participação do público é importante porque das mais de 1000 bandas inscritas no concurso, apenas 36 passarão para a fase semifinal sendo que destas, 10 serão selecionadas por votação popular e 26 pelo júri do concurso, levando em consideração critérios como originalidade, qualidade técnica e musical. Para que o público passa votar, foi disponibilizada uma plataforma interativa, que conta com interface para o Facebook, na qual estarão disponíveis áudios e vídeos das bandas participantes. Assim, para votar nos maranhenses basta fazer o login usando sua conta da rede social ou criando uma conta com o seu e-mail.

Os escolhidos para a fase semifinal serão divulgados no fim deste mês, quando a segunda fase das votações terá início. Ao todo, oito bandas chegarão à grande final, das quais três serão selecionadas por votação online e cinco pela comissão do concurso. Os finalistas se apresentarão ao vivo no dia 27 de abril, no Bourbon Street Music, em São Paulo, para que o júri escolha a banda vencedora.

Música
A Putabend ingressou no concurso com a música “Bumba índia”, seu terceiro single depois de “Com os anjos” e “Yemanjá”. Nesta composição, que contou com a participação da Companhia Barrica, os maranhenses unem os riffs das guitarras com a batida do bumba meu boi. Na letra, em português, referência à cultura popular, lendas e à cidade em um caldeirão sonoro forte e vibrante.
O vocalista da banda Job Veloso explica a importância do concurso para o grupo. “Além do prêmio do concurso que é participar de um dos maiores festivais de música da Europa, o CD gravado com a Sony Music, temos um ganho direto que é a visibilidade não só para os maranhenses, mas para o público de todo o Brasil. Isto, para nós que trabalhamos com projeto autoral, ter nossa música divulgada é maravilhoso”, diz o vocalista Job Veloso.

Ele explica que a banda faz um som autoral simples e direto, como o rock, mas “torto”, como um bend na corda de uma guitarra, conceitua o vocalista que ao lado de Eduardo Menezes na guitarra, Robert Belfort, no baixo, e Franklin Nazarus, na bateria, formam o grupo.

Festival
O EDP Live Bands é um sucesso em Portugal e chegou ao Brasil em 2016. No país, contabiliza desde então mais de 4.400 bandas inscritas em todo território brasileiro. Além de concorrer aos prêmios principais, as bandas selecionadas para a final do concurso participam de um workshop com especialistas renomados na indústria musical. Uma oportunidade para compartilhar experiências sobre como fazer carreira no competitivo mundo artístico.

Nesta edição, tal como nas anteriores, a banda vencedora do EDP Live Bands Brasil vai tocar no NOS Alive em Portugal, um dos maiores festivais da Europa, e gravará um máster de um CD.
Em sua primeira edição no Brasil, em 2016, o EDP Live Bands Brasil consagrou a banda maranhense Soulvenir, que lançou o seu primeiro álbum de músicas autoriais, “Uterearth”, lançado em julho de 2017. A primeira edição do concurso EDP Live Bands Brasil contou com a presença de sete estados brasileiros na grande final, dentre mais de 1.300 bandas inscritas no concurso.

Já em 2017, foi a vez da banda Gelpi, do Rio Grande do Sul, arrecadar o título de vencedor da 2ª edição do concurso, estando para breve o lançamento do seu álbum de estreia. Tanto a Soulvenir como a Gelpi fizeram a sua passagem pelo festival NOS Alive, atuando num dos palcos daquele renomado festival europeu. Em 2018, revelou ser um ano de qualidade excecional para o concurso, tendo os jurados decidido atribuir o grande prêmio de vencedor à banda carioca Sound Bullet e ainda, pela primeira vez, uma menção honrosa à cantora e compositora Bibiana Petek, de Porto Alegre.

Serviço

O quê

Votação para o EDP Live Bands Brasil 2019 – Putabend

Quando

Até 21 feste mês

Como votar
Acessar o link https://edplivebands.edp.com/brasil/banda/putabend; fazer o login usando o seu Facebook ou criando uma conta com o seu e-mail

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.