Reflexão

Conselhos para ter coragem de ser imperfeita

Alguns breves lembretes que podem trazer esclarecimentos e, talvez, paz de espírito, para as mulheres que se sentem espremidas entre as tarefas do dia a dia e serem elas mesmas

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
A mulher não precisa ser perfeita
A mulher não precisa ser perfeita (imperfeita 1)

Brene Brown é uma pesquisadora americana que fala sobre tudo o que se quer esconder: imperfeição, vergonha, vulnerabilidade, sensação de não pertencimento. Justamente por ter essa abordagem tão honesta sobre o que, afinal de contas, é ser humano, ela é referência constante nos grupos e atendimentos de Vivian Wolff, Coach de Vida e Carreira, que está sempre seguindo as descobertas de seus estudos e as teorias que defende em seus livros.
Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, a coach discorre sobre alguns temas que a autora defende no livro “A coragem de ser imperfeito” (Ed. Sextante):

1- Não tema o julgamento alheio
A autenticidade requer coragem, pois exige de nós aceitar nossa personalidade, nossas falhas e vulnerabilidade. É ter a força para abraçar quem realmente somos, desapegar das comparações e dos paradigmas de quem achamos que devemos ser. Nada vale mais a pena do que trazer ao mundo o que realmente temos para dar. Ser coerente com nossa verdade nos proporciona liberdade, verdade e plenitude.

2- Reserve um tempo para o descanso e para si mesma
No modelo de vida atual, a quantidade de coisas que a mulher exige dela mesma vai além do que se pode aguentar. E quando ela não dá conta de tudo, se sente frustrada. Acorda no dia seguinte já se programando para fazer ainda mais e melhor. E a simples ideia de uma pausa se torna cada vez mais impensável.

Como seria se a mulher se permitisse fazer menos e incluir momentos de descanso em sua jornada? Períodos de desconexão são essenciais para o bem-estar. Esquecer um pouco o check-list, olhar para si mesma e fazer algo que não esteja vinculado a responsabilidades, mas ao prazer, ao conforto que tanto lhe falta. Sua mente ficará mais descansada e até mais produtiva.

3- Desenvolva resiliência
Resiliência passa por fortalecer nossas qualidades pessoais e agir diante das adversidades com foco em nosso poder de atuação. É preciso cultivar um modelo mental com espaço para uma visão positiva da vida, entrar em contato com as emoções e avaliar se suas escolhas alimentam os problemas ou agem de forma coerente à solução que se busca.

4- Tenha autocompaixão
O perfeccionismo e a autocrítica geram um círculo vicioso. Passamos a viver na ansiedade de uma vida e atos perfeitos, tentando nos proteger das situações capazes de expor nossos defeitos ao mundo. Quando entendemos que a perfeição não existe e nos acolhemos exatamente como somos, com o pacote completo, conseguimos nos perdoar, atuar com autocompaixão e pedir ajuda quando precisamos.

Neste contexto, além de a mulher construir uma relação mais saudável com ela mesma, passa a enxergar o outro dessa mesma forma, atuando com maior empatia e gerando maior conexão ao seu redor.
Se você sente que talvez esteja presa no piloto automático da rotina e com sintomas da síndrome da Mulher Maravilha - aquela que tem que ser poderosa, linda, magra e exemplar como esposa, mãe, filha, amiga e etc – está na hora de avaliar como está lidando com cada um dos pontos acima. Quem sabe, com pequenos ajustes, você consiga ser uma mulher mais ponderada, equilibrada, serena e, consequentemente, mais feliz?

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.