MISSA DE CINZAS

Missa anuncia o início da Quaresma na Igreja Católica

Em São Luís, a primeira celebração da Quarta-Feira de Cinzas foi realizada na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e São Benedito, na Rua do Egito, no centro da capital maranhense

Igor Linhares / O Estado

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
MIssa da Quarta-Feira de Cinzas foi celebrada na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos
MIssa da Quarta-Feira de Cinzas foi celebrada na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos (Missa de cinzas)

O feriado prolongado terminou ontem, Quarta-Feira de Cinzas (6). Para os católicos, a data anuncia o início de um período importante para a Igreja, a Quaresma. Durante o dia de ontem, Missas de Cinzas foram realizadas em várias igrejas em todo o país. Em São Luís, fiéis assistiram à primeira celebração de toda a cidade, realizada na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e São Benedito, localizada na Rua do Egito, no Centro da capital.
Durante a missa, que teve uma programação direcionada ao dia que marca o início da quarentena que antecipa todo o período da Semana Santa, de 14 a 20 de abril este ano, o padre Roney Carvalho relembrou a importância do recolhimento durante a Quaresma. “A Quaresma é um tempo de reflexão para toda a Igreja. Também é tempo dos cristãos pensarem de forma mais correta. Tempo de analisarmos se estamos amando a Deus sobre todas as coisas ou se outras coisas têm retido a nossa atenção”, proferiu.
Ainda durante a celebração o padre Roney Carvalho enfatizou a necessidade da mudança. “É tempo, além do mais, de repensarmos nossas faltas cometidas, nossos delitos e tempo, principalmente, de mudarmos esses atos. Precisamos rever a vida, de fazer dela uma vida diferente, de nos convertermos ao amor e respeito por Deus”, ressaltou. “Precisamos ser mais caridosos e trabalhar a nossa espiritualidade para que sigamos em paz conosco mesmos”.
Além desta, outras igrejas que também realizaram Missas de Cinzas foram a Igreja da Sé e Igreja do Desterro, ambas localizada na região central da capital maranhense, onde foi lembrado, entretanto, a Campanha da Fraternidade, lançada oficialmente hoje pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que este ano permeia o tema “Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça”.

SAIBA MAIS

Quarta-feira de Cinzas

A data marca o fim do Carnaval, festa pagã, e o início da Quaresma, período em que os cristãos se preparam para a Páscoa. Nesse dia, a Igreja Católica realiza a Missa de Cinzas. Na celebração, de acordo com a Enciclopédia Católica, as cinzas provenientes da queima dos ramos do Domingo de Ramos do ano anterior são misturadas à água benta para que o celebrante faça o sinal da cruz nos fiéis. Tem este nome devido à queima dos ramos no Domingo de Ramos do ano anterior, cujas cinzas são usadas para benzer os fiéis no início da Quaresma, que acontece nesse dia.

Quaresma

A quaresma é o tempo litúrgico de conversão, que a Igreja marca para nos preparar para a grande festa da Páscoa. É tempo para nos arrepender dos nossos pecados e de mudar algo de nós para sermos melhores e poder viver mais próximos de Cristo. A Quaresma dura 40 dias; começa na Quarta-feira de Cinzas e termina no Domingo de Ramos. Ao longo deste tempo, sobretudo na liturgia do domingo, fazemos um esforço para recuperar o ritmo e estilo de verdadeiros fiéis que devemos viver como filhos de Deus.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.