Processados

Três deputados federais do Maranhão respondem processos criminais

Levantamento feito pelo site G1 mostra que, além dos parlamentares maranhenses, há ainda outros 47 membros da Câmara dos Deputados, eleitos em 2018, que estão sendo processados criminalmente na Justiça

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
Josimar de Maranhãozinho responde a dois processos criminais entre ele um por furto qualificado
Josimar de Maranhãozinho responde a dois processos criminais entre ele um por furto qualificado (Josimar de Maranhãozinho)

Na bancada maranhense na Câmara Federal há três deputados que respondem a processos criminais. Josimar de Maranhãozinho (PR), Gil Cutrim (PDT) e Júnior Lourenço (PR) fazem parte da lista que tem outros 47 deputados federais respondendo a processos criminais. O levantamento foi feito pelo site de notícia G1.
O levantamento mostra que 50 deputados federais respondem hoje a processos criminais na Justiça. O dado representa 10% do total de parlamentares na Câmara (513). São, ao todo, 95 processos – apenas um dos deputados responde a 30 ações (quase 1/3 do total).
O leque de crimes pelos quais os deputados são réus na Justiça é variado: vai desde calúnia, injúria, difamação, corrupção e falsidade ideológica até furto, estelionato, lesão corporal e tortura.
É a quarta vez que o G1 realiza esse tipo de levantamento. Em 2015, 38 dos 513 deputados respondiam a algum tipo de ação penal. Em 2011, eram 59. Já em 2007, haviam sido contabilizados 74 processados. Como os critérios usados nos levantamentos foram diferentes, os números não são comparáveis.
Desta vez, o levantamento do G1 teve início no dia 25 de janeiro e foi finalizado no dia 27 de fevereiro. Ele envolveu jornalistas dos 26 estados do país e do Distrito Federal.

Maranhão
No Maranhão, dos três deputados com processos criminais, as ações envolvem de furto qualificado até formação de quadrilha.
O deputado mais votado no estado ano passado, Josimar de Maranhãozinho, tem dois processos: um por furto qualificado – que tramita na Justiça Federal do Maranhão – e outro por captação ilícita de sufrágio (compra de voto). Na primeira, o deputado é acusado de permitir o transporte ilegal de madeira extraída da reserva indígena do Alto Turiaçu durante o período em que foi prefeito do município de Maranhãozinho.
Na ação que tramita ainda na primeira instância, na 96ª Zona Eleitoral do Maranhão, acusando o deputado de ter patrocinado a festa de comemoração de aniversário de uma rádio local para favorecer a candidatura de sua irmã ao cargo de prefeita do Município de Zé Do­ca. Nos dois processos, a defesa de Josimar nega as acusações.
O deputado do PDT, Gil Cutrim, responde a processo por crime da Lei de Licitações, peculato e formação de quadrilha. Esta ação se refere a um convênio feito com a Secretaria de Cidades, na época em que o pedetista foi prefeito de São José de Ribamar, para a construção de duas praças. Ele é acusado de não ter executado corretamente o convênio.
Já o deputado Júnior Lourenço responde a três processos: dois por crime da Lei de Licitações e outro por abuso de poder político e econômico.

Lista dos deputados processados criminais

Maranhão: Gil Cutrim (PDT), Josimar Maranhãozinho (PR) e Junior Lourenço (PR)
Acre: não há deputados com processos
Alagoas: Isnaldo Bulhões (MDB)
Amapá: Camilo Capiberibe (PSB) e Vinícius Gurgel (PR)
Amazonas: Capitão Alberto Neto (PRB), Marcelo Ramos (PR), Sidney Leite (PSD) e Silas Câmara (PRB)
Bahia: Charles Fernandes (PSD), Igor Kannário (PHS) e Tito (Avante)
Ceará: Capitão Wagner (PROS), Júnior Mano (PR), Luizianne (PT), Robério Monteiro (PDT) e Roberto Pessoa (PSDB)
Distrito Federal: Celina Leão (PP), Érika Kokay (PT) e Julio Cesar (PRB)
Espírito Santo: Não há deputados com processos
Goiás: Alcides Rodrigues Filho (PRP), Magda Mofatto (PR) e Rubens Otoni (PT)
Mato Grosso: Juarez Costa (MDB)
Mato Grosso do Sul: Beto Pereira (PSDB) e Vander Loubet (PT)
Minas Gerais: Aécio Neves (PSDB), André Janones (Avante) e Marcelo Álvaro Antonio (PSL)
Pará: Delegado Éder Mauro (PSD) e Júnior Ferrari (PSD)
Paraíba: Julian Lemos (PSL)
Paraná: Boca Aberta (PROS), Filipe Barros (PSL), Schiavinato (PP) e Vermelho (PSD)
Pernambuco: Augusto Coutinho (SD), Eduardo da Fonte (PP) e Ricardo Teobaldo (PODE)
Piauí: Não há deputados com processos
Rio de Janeiro: Christino Áureo (PP), Dr. Luiz Antônio Teixeira Jr (PP), Gutemberg Reis de Oliveira (MDB) e Pedro Paulo (DEM)
Rio Grande do Norte: Não há deputados com processos
Rio Grande do Sul: Não há deputados com processos
Rondônia: Não há deputados com processos
Roraima: Edio Lopes (PR)
Santa Catarina: Fábio Schiochet (PSL)
São Paulo: Alexandre Frota (PSL) e Geninho Zuliani (DEM)
Sergipe: Valdevan (PSC)
Tocantins: Professora Dorinha (DEM)

Fonte: G1

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.