Pressão

Frente quer na pauta da Câmara PEC do foro

Texto mantém o foro privilegiado somente para presidente e vice da República, além dos presidentes da Câmara, do Senado e do STF

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
Deputados querem que Rodrigo Maia paute a PEC que restringe o foro ainda no primeiro semestre
Deputados querem que Rodrigo Maia paute a PEC que restringe o foro ainda no primeiro semestre (Rodrigo Maia)

Representantes da Frente Parlamentar Mista Contra a Corrupção pediram nesta quinta-feira (21) ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para colocar em votação a proposta de emenda à Constituição (PEC) que restringe o foro privilegiado.
O texto já foi aprovado por uma comissão especial da Câmara, em dezembro do ano passado, e mantém o foro somente para presidente e vice da República, além dos presidentes do Senado, da Câmara e do Supremo Tribunal Federal.
Como a proposta já foi aprovada pelo Senado, se for aprovada pelo plenário da Câmara, será levada à promulgação. Por se tratar de PEC, precisa do apoio mínimo de três quintos dos deputados (308 dos 513), em dois turnos de votação.
"A questão do foro privilegiado que viemos pedir hoje, é porque ele [projeto] já está pronto [para votação em plenário], já saiu do Senado", declarou a presidente da frente, Adriana Ventura (Novo-SP), ao deixar o encontro.
O foro privilegiado – ou foro especial por prerrogativa de função – está previsto na Constituição. É o dispositivo que garante a autoridades o direito de serem investigadas e julgadas somente no STF.
No caso dos governadores, o foro é o Superior Tribunal de Justiça (STJ). Prefeitos são julgados por tribunais de Justiça.
No ano passado, o plenário do STF decidiu que o foro privilegiado de deputados e senadores só vale para crimes cometidos no mandato e em razão da atividade parlamentar.
Além disso, a Primeira Turma do tribunal decidiu que ministros do governo só devem ser julgados por crimes cometidos em razão do cargo que ocupam.
"É uma pauta muito importante para todos nós da frente [parlamentar]. É o nosso objetivo, é a nossa prioridade. Acho que todos os projetos que busquem moralizar e lutar contra a corrupção serão a nossa pauta e todos andarão na mesma esteira. [...] Nosso pedido é que essa pauta seja priorizada", declarou Adriana Ventura nesta quinta.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.