Mobilização

Engenheiros pedem apoio de deputados para demandas da categoria

Delegação maranhense participa, desde quarta-feira (20), do 8º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mutua

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
Engenheiros Luís Hadade e Emanoel Miguez no Encontro de Líderes
Engenheiros Luís Hadade e Emanoel Miguez no Encontro de Líderes (Luís Hadade e Emanoel Miguez no Encontro de Líderes )

Uma delegação maranhense, coordenada pelo presidente do Clube de Engenharia do Maranhão (CEM), Emanuel Miguez, participa, desde quarta-feira (20), do 8º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mutua. O evento reúne, esta semana, em Brasília, centenas de lideranças e profissionais da engenharia, agronomia, entre outras categorias.

O Sistema Confea/Crea é formado pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e representantes dos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Creas) dos estados. Mutua é a Caixa de Assistência dos Profissionais vinculados aos Creas.

Ontem (21), eles fizeram uma mobilização no Congresso Nacional. Divididos em grupos, representantes de cada estado tiveram audiências com deputados e senadores de sua localidade para divulgar a agenda legislativa prioritária do Sistema para 2019 e buscar apoio para o posicionamento do Sistema nas matérias que tramitam no Congresso.

“É uma ação institucional que tem como meta intensificar a interlocução e a aproximação entre o Sistema e o Congresso Nacional, de modo a valorizar os engenheiros, nossa profissão e nossa importância no cenário nacional”, afirmou Emanuel Miguez. Ele ressaltou que é necessário unir esforços para que a engenharia nacional volte a ser valorizada para que sejam evitadas tragédias como a de Brumadinho, a do CT do Flamen­go e até mesmo a que aconteceu na Barragem do Rio Pericumã, na Baixada Maranhense.

Entre os projetos de lei que estão na agenda parlamentar do Sistema
Confea/Crea em 2019, a PL 13/2013, que caracteriza como essenciais e
exclusivas de Estado as atividades exercidas por engenheiros e engenheiros
agrônomos ocupantes de cargo efetivo no serviço público; PL 303/2018, que
institui a Engenharia, Arquitetura e Urbanismo-Geral da União; e o PL
6699/2002, que criminaliza o exercício ilegal da profissão de engenheiro,
arquiteto e agrônomo.

Encontro
Durante o 8º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e
Mutua, estão sendo selecionados os coordenadores do plano de trabalho 2019
dos fóruns consultivos do Sistema. Na cerimônia de abertura, foram realizadas
homenagens e debatido o tema “Estratégias da Engenharia e da Agronomia
para o Desenvolvimento Nacional”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.