Vida Educação

Rotina diária definida garante produtividade escolar no ano

Ideal é voltar à rotina gradativamente nos 15 dias antes do início das aulas; isto é, acordar próximo ao horário habitual e ter de uma a duas horas diárias de leitura

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
O estudante deve dormir e acordar sempre no mesmo horário, pois o corpo já estará sempre “programado”
O estudante deve dormir e acordar sempre no mesmo horário, pois o corpo já estará sempre “programado” (rotina escolar)

São Paulo - Para que o ano seja produtivo e o aluno garanta boas notas sem passar nenhum sufoco, a rotina escolar, foco e concentração são fundamentais para atingir esse objetivo. “É justamente durante o período de férias escolares que os jovens devem fazer uma pausa para descansar, higienizar a mente e recarregar as "baterias" para o ano seguinte. Porém, ficar cerca de dois meses sem visitar nenhum conteúdo escolar pode trazer prejuízos para o ano letivo. A sugestão é manter algumas rotinas de estudo, principalmente a leitura, pois a mesma amplia o vocabulário e estimula a boa escrita”, sugere Sueli Conte, diretora psicopedagoga do Colégio Renovação.

Outra sugestão muito eficaz é voltar à rotina gradativamente nos 15 dias anteriores ao início das aulas. Isto é, acordar próximo ao horário habitual, ter de uma a duas horas diárias de leitura e resolução de atividades das disciplinas com maior grau de dificuldade. Isso ajudará muito no retorno às atividades escolares.
Algumas dicas são importantes para seguir com uma rotina eficiente.

Dicas para concentração
Sono:
Dormir e acordar sempre no mesmo horário, pois o corpo já estará sempre "programado" e mais desperto para as atividades. Para os jovens, o ideal é dormir de 9 a 10 horas, com qualidade, para um bom aproveitamento escolar (reforçar esse item, pois vejo uma grande dificuldade dos jovens dormirem bem à noite, por conta das redes sociais). A falta de sono prejudica muito a concentração.

Alimentação: Já é cientificamente comprovado que uma alimentação saudável não ajuda apenas no desenvolvimento corporal, mas também no desenvolvimento cognitivo. Um aluno com alimentação saudável terá mais vitaminas e nutrientes disponíveis para o processo de aprendizagem. Uma dica bacana é evitar alimentos açucarados em excesso na hora do estudo. Ele trará energia momentânea, porém cansado e com sonolência logo em seguida, dificultando o foco e a sustentação da concentração!

Lazer: Ter uma atividade de lazer ou esportiva ajuda muito a canalizar as energias e proporcionar foco. O ideal é o equilíbrio entre estudo, lazer, descanso e alimentação.

Rotina regrada
Ao longo do ano, ter uma rotina regrada para garantir resultados positivos é muito importante, e os pais podem ajudar neste processo. A rotina é essencial e vale, ainda, para estudo, sono, boa alimentação, etc. “A rotina ajuda os jovens a organizarem a vida. Permite que eles consigam equilibrar estudo, prazer, saúde, amizades. Muitas vezes, as dificuldades escolares aparecem, pois o aluno não consegue definir prioridades e acaba por priorizar atividades apenas de prazer em detrimento das obrigações. Os pais podem e devem ajudar os filhos a organizar sua rotina diária. Fazer um quadro definindo horários e atividades em conjunto com o filho é essencial para ajudar o jovem a se organizar”, comenta a educadora.

E para evitar que ruídos atrapalhem a rotina, a educadora do Colégio Renovação, Sueli Conte, comenta: “Podemos dizer que as redes sociais e a internet atrapalham sim, e muito, a rotina. Porém, não é uma questão de exclusão da vida do jovem, apenas de definição de quantidade de horas que o mesmo destinará ao seu dia. Definir metas com o filho e obrigações a cumprir primeiro para depois ter o lazer é essencial!”.

As atividades extracurriculares são importantes e contribuem para a construção de uma rotina equilibrada, porém nada em excesso é bom. O ideal, segundo a educadora Sueli Conte, é inserir na agenda do jovem as obrigações. Por exemplo: escola, sono, rotina de estudo em casa para tarefas, uma atividade esportiva e prazerosa e avaliar se sobra tem­po para outras propostas. O ideal é que o jovem tenha qualidade e não quantidade de atividades. O equilíbrio é o mais importan­te.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.