Cursos profissionalizantes

Senac lança edição 2019 do Programa de Inclusão Social

Trabalho realizado pela instituição com esse programa, nos bairros carentes do Maranhão, reforça compromisso social do Sistema S com a geração de renda para a população; estão previstos 1.625 atendimentos este ano

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
Diretor Regional do Senac, Ahirton Lopes, no ato de assinatura do termo
Diretor Regional do Senac, Ahirton Lopes, no ato de assinatura do termo (senac)

Um total de 1.625 atendimentos, distribuídos em 63 comunidades, nos municípios de São Luís, Imperatriz, Bacabal, Santa Inês e Caxias, reunindo 73 turmas, será realizado este ano, por meio do Programa de Inclusão Social do Senac 2019. O termo de parceria que assegura essa meta foi assinada na sexta-feira, 15, no auditório do Centro de Educação Profissional de São Luís.
O diretor regional do Senac no Maranhão, Ahirton Lopes, reforça a importância do Programa que já beneficiou mais de 26 mil pessoas desde o seu lançamento e se mostra satisfeito com os resultados, assim como os parceiros do programa. “É um prazer nosso estar aqui e poder acompanhar de perto os depoimentos que são apresentados referentes ao trabalho que Senac desenvolve com as pessoas nos bairros carentes do Maranhão, só reforça o compromisso social do Sistema S com a geração de renda para a população", destacou.
Este ano, as comunidades carentes receberão cursos gratuitos de Confecção de Bijuterias, Customização de Peças de Vestuário, Básico de Corte e Costura, Costurei­ro, Cabeleireiro Assistente, Básico de Manicura e Pedicura, Técnicas de Limpeza e Design de Sobrancelhas, Básico de Depilação, Técnicas Básicas de Pintura em Tecido, Técnicas Básicas de Bordado e Crochê, Artesanato com Material Reciclado, Confecção de Puff Artesanal, Técnicas de Limpeza e Conservação de Ambientes, Preparo de Pães Artesanais, Auxiliar de Cozinha, Barbeiro e Confecção de peças íntimas.
"Estou aqui para agradecer em nome da comunidade da Cohab/Cohatrac, pois desde 2015 é gratificante para nós receber os cursos do Senac. Muitas mulheres agradecem e se emocionam, já que depois do curso elas passam a ter uma renda, são mulheres com a vida totalmente destruída, com os esposos presos, filhos pequenos, sem ter uma saída, e aí é que entra a importância desses cursos na transformação da vida dessas pessoas. Então, para nós, é muito gratificante que esse projeto continue", destacou a representante da comunidade, Conceição Vieira.
Após a exibição do vídeo institucional e dos discursos da mesa de honra, a presidente do Centro Comunitário Sagrado Coração de Jesus, Josefa Ângela Costa Ramos, representando as associações participantes do programa, procedeu à assinatura do Termo de Parceria, ao lado do diretor Regional do Se­nac, Ahirton Lopes. A assinatura dos termos de parceria referentes ao Programa de Inclusão Social - Senac Faz Sua Parte também contou com a presença da diretora de Educação Profissional, Daniela Nogueira; da gerente do Senac em São Luís, Tamires da Silva; e da gerente da Unidade Móvel, Jesus Pereira.
Maria Madalena Santos Lima, representante da Comunidade Terapêutica Ebenézer, na Cidade Operária, acredita na qualificação como alternativa para que os beneficiados consigam sustento próprio, já que a instituição trabalha há nove anos com o acolhimento de cerca de 25 dependentes químicos.
"É nossa primeira vez no programa e expectativa é a melhor possível, até porque é um pedido da comunidade, das famílias deles, para que eles possam receber qualificação e gerar renda, então com o curso de Confecção de Puffs artesanais oferecido pelo Senac tenho certeza que o objetivo será alcançado", declarou. A comunidade possui uma equipe formada por psicólogos, assistentes sociais, professores, psicopedagogos, pastores e auxiliares de nível médio.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.