Conquista

Alunos do Senai de Açailândia vencem Grand Prix de Inovação

Equipe do curso técnico em metalurgia conquistou 1° lugar, com projeto de reaproveitamento da escória do convertedor LD para fabricação de lixas abrasivas e disco de desbaste

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
Equipe LD Abrasivos garantiu troféu, medalhas e uma viagem para São Paulo, onde participou de curso voltado para a área de inovação e projetos
Equipe LD Abrasivos garantiu troféu, medalhas e uma viagem para São Paulo, onde participou de curso voltado para a área de inovação e projetos (Senai Açailandia)

AÇAILÂNDIA - Alunos do curso técnico de Metalurgia do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/MA), entidade do Sistema Fiema, em Açailândia levaram o 1º lugar na categoria técnica do Grand Prix Senai de Inovação. A competição tem por objetivo incentivar a inovação na indústria brasileira, por meio de projetos capazes de serem implementados pelas empresas que buscam melhorar seus processos produtivos.

Para a o diretor regional do Senai, Marco Moura a ação visa trabalhar nos alunos competências adquiridas por meio dos cursos técnicos. “O Senai aprimora nos seus alunos não só qualidade técnica, mas também, a capacidade de resolver problemas, ser um profissional criativo e empreendedor”.

A equipe denominada LD Abrasivos, formada por Lucas Oliveira, Daniel Gomes, Guilherme Costa, Natan Ferreira e João Victor Reis conseguiram a maior pontuação na disputa que se iniciou com outras dez equipes antes de chegar à competição final, em Brasília.

Os vencedores garantiram troféu, medalhas e uma viagem para São Paulo, onde participarão de curso voltado para a área de inovação e projetos, além de visita técnica a um polo de inovação no mês de março. Também já conquistaram vagas no mercado de trabalho com contratação feita pela Aço Verde Brasil, indústria que propôs o problema a ser solucionado.

“Participar de competições como essa é muito importante por nos desafiar a melhorar sempre como profissionais. Eu mesmo nunca imaginei que logo que finalizasse o curso, já estaria empregado. O certificado do SENAI foi um divisor de águas”, garante o aluno Lucas Oliveira.


Projeto e desafio

A aciaria Aço Verde Brasil, com sede em Açailândia, precisava reduzir o grande acúmulo de escória do convertedor LD, pois ao finalizar a produção de aço é gerado uma expressiva quantidade de escória que é depositada no pátio da empresa poluindo o solo e a atmosfera.

Para o problema apresentado, os alunos propuseram o reaproveitamento da escória do convertedor LD para a fabricação de discos de desbastes e abrasivos (para acabamento profissional e lixamento), utilizando como matéria-prima a escória. “Nosso projeto é ecológico e sustentável por evitar a degradação e poluição do solo e da atmosfera pelo acúmulo do resíduo, além de obter lucro com o material que antes não era utilizado”, ressalta Daniel Gomes, integrante da equipe LD Abrasivos.

O instrutor do Senai Açailândia, Nívio Aureliano garante que é de grande valia despertar no aluno, o interesse por desenvolver projetos. “Nos sentimos imensamente gratificados por fazermos parte dessa conquista, afinal trabalhamos junto aos alunos a capacidade de inovar e se destacar no mercado”.

Sandro Marques Raposo, diretor industrial da Aço Verde do Brasil diz que o projeto tem grandes chances de implantação na empresa. “O projeto tem viabilidade, tanto as lixas, como os discos para desbaste de material metálico também poderão ser utilizados durante operações de soldagem. Esperamos que daqui para frente, os integrantes continuem a desenvolver o projeto em parceria com a empresa”, garante.

Ainda segundo ele, essa foi uma excelente oportunidade para aos jovens mostrarem seus talentos, habilidades e criatividade. “Para futuros profissionais, resolução de problemas é fundamental para seu crescimento. Isso ajuda o jovem a se desenvolver como profissional e a AVB a crescer como empresa. Esperamos que daqui para frente, os integrantes continuem a desenvolver o projeto em parceria com a empresa”.


Saiba Mais

Sobre o Grand Prix

É um desafio colaborativo do SENAI com a finalidade de despertar iniciativas de inovação, que compõem a formação do profissional, incentivando a criatividade e o empreendedorismo. Os desafios reais da indústria são a base para geração de soluções inovadoras. No Grand Prix, são elaboradas ideias inovadoras a partir das problemáticas propostas pelas indústrias.


Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.