Corrida ao Palácio La Ravardière

Osmar Filho garante que prefeito liderará sucessão

Declaração foi dada a O Estado pelo presidente da Câmara de São Luís, que tem seu nome especulado, nos bastidores, para ser candidato a prefeito

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
Osmar Filho participou de evento do PDT e garantiu que Edivaldo Júnior vai comandar sucessão em São Luís
Osmar Filho participou de evento do PDT e garantiu que Edivaldo Júnior vai comandar sucessão em São Luís (Osmar Filho)

Thiago Bastos
Da editoria de Política

O processo de sucessão no Executivo Municipal na capital maranhense em 2020 será liderado pelo atual prefeito, Edivaldo Holanda Júnior (PDT). É o que garante o atual presidente da Câmara da cidade e colega de partido do gestor, Osmar Filho. A O Estado, o vereador afirmou que as articulações para a definição do nome para suceder Holanda Jr dependerá de “diálogo” com a agremiação partidária.
Segundo Osmar Filho, este processo de negociação com aliados será feito no momento certo. “Quem deve liderar este processo é o prefeito Edivaldo. No momento certo, deverá dialogar com a agremiação partidária para tratar do assunto”, declarou.
O parlamentar também fez questão de ressaltar a importância do PDT neste processo. “O PDT tem sua importância pela militância. É preciso que o partido assuma seu protagonismo nas próximas eleições. Para isso, é fundamental o posicionamento político”, apontou.
O nome de Osmar Filho é um dos citados nos bastidores para encabeçar a possível chapa apoiada por Holanda Jr no ano que vem. Ele, que ganha protagonismo este ano ao liderar o Legislativo, é visto positivamente por pessoas próximas ao atual prefeito por seu perfil jovem e ficha política limpa até o momento.
Mesmo com seu nome especulado para a sucessão, em todas as oportunidades de se manifestar publicamente, Osmar Filho faz questão de creditar a terceiros a indicação à sucessão. Quando é questionado sobre seu nome, o vereador se esquiva e pauta seu discurso na garantia de ideais de “autonomia” para a situação e oposição na Câmara.
Nos bastidores, além da indicação do nome para a sucessão de Holanda Jr, o PDT e o DEM negociam acordo para a construção de uma possível chapa em 2020. Caso seja confirmada, a parceria poderá obrigar o partido do atual prefeito de abrir mão da candidatura e dar espaço para o DEM
Além do PDT e DEM, partidos que compõem a base da oposição também se movimentam.

Quem deve liderar o processo é o prefeito Edivaldo. No momento certo, deverá dialogar com a agremiação partidária para tratar do assunto”Osmar Filho, presidente da Câmara Municipal de São Luís

Indicação do PDT precisa de aval de Flávio Dino

A indicação do PDT que, dependendo do acordo com o DEM, seria lançado para a sucessão de Holanda Jr no ano que vem, passará pelo aval do governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB). Segundo aliados, o atual gestor do Executivo Estadual vê como fundamental a eleição de um nome apoiado por ele para a manutenção de políticas que impulsionaram sua campanha em 2018, em especial, o “Mais Asfalto”.
A O Estado, o vereador e presidente da Câmara de São Luís, Osmar Filho (PDT), confirmou que as articulações pedetistas passarão pelo comunista. “A liderança de Edivaldo Jr deste processo também passará pelo diálogo com o governador [Flávio Dino] e todo o grupo político”, afirmou.
Segundo fontes, Dino estaria costurando uma inclusão do PPS a uma espécie de “chapão” da legenda com o DEM e PDT. Neste caso, o nome de sucessão também passaria pela avaliação dos senadores Weverton Rocha (PDT) e Eliziane Gama (PPS).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.