Temporais

Chuvas de janeiro foram 62% mais intensas do que o esperado

Mais temporais são esperados para fevereiro, com intensidade ainda maior do que os registrados no mesmo período no ano passado; um fator de risco, e que merece maior atenção nas próximas chuvas, é a queda de raios

Emmanuel Menezes / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
Chuvas intensas são esperadas para todo o mês de fevereiro
Chuvas intensas são esperadas para todo o mês de fevereiro (nuvens de chuva)

O período chuvoso em São Luís vem trazendo números bem superiores ao previsto historicamente. De acordo com dados do Laboratório de Meteorologia do Núcleo Geoambiental (NuGeo) da Uema, as chuvas de janeiro superaram em 62% a quantidade prevista. A média histórica é de 244,2 milímetros para janeiro, mas este ano chegou a 393,4 milímetros, apenas na capital. O número superou o mês de janeiro de 2018, quando foram registrados 332,7 milímetros nos 31 dias.

Mais temporais são esperados para fevereiro, com intensidade ainda maior do que a registrada no mesmo período no ano passado. Um fator de risco, e que merece maior atenção nas próximas chuvas, é a queda de raios. “Essas chuvas são provocadas por um sistema de grande escala. Por estarmos na região equatorial do globo, a incidência de raios é muito grande, dado que as nuvens formadas nessa nossa região possuem um topo muito alto. Nós as chamamos de nuvens profundas. Por esse motivo, a frequência de raios acaba sendo maior”, explica Andrea Cerqueira, meteorologista do NuGeo.

A zona de convergência intertropical, que é um fenômeno comum a esta região durante este período do ano, ajuda a formar essas nuvens mais carregadas. “Nós somos um pouquinho mais específicos. A gente tem influência do Oceano Atlântico e da floresta Amazônica, e eles provocam muita evaporação. A temperatura elevada, umidade do ar elevada e vento, que são características termodinâmicas, corroboram para a alimentação das nuvens, tornando-as cada vez maiores e mais carregadas”, completa a meteorologista.

O Laboratório ressalta que, para fevereiro, o esperado de acordo com a média histórica é de 374 milímetros de chuva na capital. “Se isso acontecer, já teremos muita chuva”, afirma a meteorologista. Esse número pode ser facilmente superado caso as ocorrências de chuvas permaneça seguindo o fluxo dos últimos 11 dias.

Chuvas intensas em 2018
Nos meses de novembro e dezembro, do ano passado, o Maranhão sofreu com fortes chuvas. Chamadas de oscilações 30-60 dias, os eventos incomuns caracterizam-se por um deslocamento para leste de uma célula zonal de grande escala termicamente direta, que causa variações na convecção tropical. Isso já havia sido previsto, mas a intensidade das chuvas não poderia ser previamente calculada.

Em novembro, as chuvas foram sete vezes mais fortes do que o esperado com os números base; em dezembro, as chuvas ultrapassaram em quatro vezes as estatísticas. O mês de janeiro tem uma média base de 244,2 milímetros. A média anual é de 2.290,0 milímetros, mas 2018 também superou o número, registrando 2.383,7. Vale ressaltar que os dados liberados pelo NuGeo valem para São Luís.

Precauções
O NuGeo reforça algumas informações que podem evitar tragédias durante uma tempestade. A população deve evitar ir para a praia ou demais lugares descampados durante os temporais. Essas regiões possuem condições favoráveis para a queda dessas descargas elétricas. Outra precaução é nunca ficar em baixo de árvores. O conforto de sua casa é o lugar mais adequado para ficar durante tempestades.

Mitos e verdades sobre raios

Um raio não cai duas vezes no mesmo lugar? Mito. Esse é apenas um dito popular. Raios podem, sim, cair diversas vezes na mesma localidade.

Para-raios protegem os equipamentos eletrônicos? Mito. Os para-raios protegem apenas a construção. Para garantir a segurança de equipamentos eletrônicos, é preciso instalar supressores de surto de tensão. Eles evitam que as descargas elétricas atinjam e queimem os aparelhos.

Um raio tem temperatura maior do que a da superfície solar? Verdade. A superfície solar tem temperatura de cerca de 6.000ºC, enquanto um raio atinge até 30.000ºC, cinco vezes a temperatura da parte externa do sol.

Não se deve falar ao telefone durante tempestades? Verdade parcial. Se o telefone estiver conectado na energia, deve-se evitar. Aparelhos celulares que estiverem fora da tomada durante uma tempestade não provocam perigo.

O carro é um meio de transporte muito útil, pois é um bom abrigo anti-raios, pois a borracha dos pneus não conduz eletricidade? Mito. O carro é, sim, um bom abrigo em caso de tempestade, mas esse não é o motivo. O carro é seguro, pois sua estrutura metálica funciona como uma gaiola de Faraday. Caso atingido por uma descarga elétrica, protege tudo o que está em seu interior, porque conduz a corrente pelo exterior e a descarrega no solo.

Os objetos atingidos por raios são sempre os mais altos? Mito. Objetos altos têm maior probabilidade de ser atingidos. Mas um raio pode atingir o solo ao lado de uma grande árvore e isso não pode ser previsto.

Um raio pode atingir uma pessoa em um local fechado? Verdade. Você pode ser atingido pela descarga elétrica de um raio mesmo estando em um local fechado. Isso acontece porque, se um raio atingir a linha de telefones enquanto você estiver segurando um aparelho com fio, também receberá a descarga. O melhor a fazer nesses casos é utilizar um telefone sem fio ou um celular.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.