Mandato

AL tem a primeira mudança na composição de Plenário

Edivaldo Holanda Braga, pai do prefeito Edivaldo Júnior, assumiu mandato ontem, no lugar de Marcelo Tavares, que retornou ao comando da Casa Civil

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
Deputado Edivaldo Holanda conseguiu retornar à Assembleia Legislativa
Deputado Edivaldo Holanda conseguiu retornar à Assembleia Legislativa (Edivaldo Holanda)

O suplente de deputado estadual Edivaldo Holanda (PTC), pai do prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PDT), assumiu mandato ontem, na Assembleia Legislativa, no lugar do titular da va­ga, Marcelo Tavares (PSB), que retornou ao comando da Casa Civil no Governo do Estado.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto (PCdoB), foi quem conduziu o ato de posse. Ele cumpriu o procedimento protocolar, leu o termo de posse e Holanda fez o juramento, na última sessão ordinária da semana.
“Em virtude do afastamento do deputado Marcelo Tavares, licenciado nos termos dos artigos 72 e 78, do Regimento Interno, daremos posse no cargo de deputado estadual ao senhor Edivaldo Braga de Holanda, primeiro suplente de deputado estadual da coligação Todos pelo Maranhão”, leu Othelino Neto.
Em seguida, Edivaldo Holanda cumpriu o juramento constitucional para o exercício de mandato. “Prometo manter, defender e cumprir a Constituição do Brasil e a Constituição do Estado, observar as leis, desempenhando com lealdade, dedicação e ética o mandato que me foi confiado pelo povo do Maranhão”.
Por último, o presidente da Ca­sa declarou o parlamentar empossado no cargo e suspendeu a sessão por cinco minutos, para que os colegas de Plenário cumprimentassem o colega.

Articulação
Marcelo Tavares voltou para o primeiro escalão da gestão Flávio Dino. No primeiro mandato ele atuou como uma espécie de articulador entre o chefe do Executivo e os deputados estaduais, que rejeitaram a figura do então secretário de Articulação, Márcio Jerry (PCdoB).
Todas as matérias polêmicas – de aumento de impostos, por exemplo - foram levadas ao Legislativo por Tavares, que conseguiu convencer os governistas da importância das votações para o Governo.
Como obteve resultado tecnicamente satisfatório, sobretudo nas articulações com o Legislativo, Tavares retornou ao Governo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.