Capoeira

Trajetória de um mestre

Exposição “Imaterialidade”, em homenagem a Mestre Patinho, ícone da capoeira no Maranhão, entra em cartaz hoje, às 9h, no Espaço de Artes “Ilzé Cordeiro”, do Ministério Público do Maranhão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
Mestre Patinho é homenageado
Mestre Patinho é homenageado (Mestre Patinho)

São Luís - “Imaterialidade” é o título da exposição que o Espaço de Artes “Ilzé Cordeiro”, do Ministério Público do Maranhão (Rua Oswaldo Cruz) abre hoje, às 9h, em homenagem a Antônio José da Conceição Ramos, o “Mestre Patinho”, referência da capoeira no Maranhão. A exposição, com imagens, instrumentos musicais e objetos usados pelo mestre, é aberta ao público e permanecerá em cartaz até o dia 15 de fevereiro.

Além de conferir os objetos, instrumentos e fotos que retratam a história e o envolvimento de Mestre Patinho com a capoeira, o público que prestigiar a exposição terá a oportunidade de assistir a dois documentários, sendo um com o título “Divino Pato”, com 27 minutos, e o outro, “Mestre Maestro”, com duração de 15 minutos. Além disso, haverá apresentações de salva de caixa, tambor de crioula e roda de capoeira. A exposição resulta de um projeto concebido a partir de um edital de Patrimônio Imaterial da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão.

Mestre Patinho faleceu em 2017, aos 64 anos, e deixou um legado. Ele iniciou a trajetória na década de 1960, aos 9 anos de idade, e está ligado ao que ficou conhecido como “reaparição da capoeira no Maranhão”. Patinho marcou a capoeira de maneira determinante, ao ponto de se tornar uma referência, além de ser reconhecido nacional e internacionalmente.

Quando deu início às atividades da Escola de Capoeira Angola do Laborarte, Mestre Patinho colocou-se diante de um grande desafio: quebrar o estigma da capoeira vista apenas como uma luta de tendências violentas. Para tanto, ainda no fim da década de 1980, ele criou a roda aberta a capoeiristas de outros grupos, que persiste até hoje.

Serviço

O quê

Abertura da exposição “Imaterialidade”

Quando

Hoje, às 9h

Onde

Espaço de Artes Ilzé Cordeiro

Entrada franca


Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.