Legislatura

Deputados tomam posse e elegem Mesa Diretora

Othelino Neto será reeleito presidente da Casa, e base governista decidirá entre Arnaldo Melo e Roberto Costa para a vaga destinada à oposição na Mesa

Ronaldo Rocha da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
Deputado Othelino Neto  continuará no comando da AL
Deputado Othelino Neto continuará no comando da AL (Othelino Neto)

Ronaldo Rocha
Da editoria de Política

Quarenta e dois deputados estaduais eleitos em outubro do ano passado tomam posse hoje, em sessão solene, na Assembleia Legislativa do Maranhão. O ato de posse será realizado às 9h30, no Plenário Nagib Haickel, e será conduzido pelo decano da Casa, deputado Rigo Teles (PV).
O governador Flávio Dino (PCdoB) e o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos, participarão da solenidade.
Logo após ser aberta a sessão de posse, os deputados eleitos serão chamados para prestar o compromisso [juramento] de manter, defender e cumprir a Constituição do Brasil e a Constituição do Estado, observar as leis e desempenhar com lealdade, dedicação e ética o mandato a que lhes foi confiado pelo povo do Maranhão.
Em seguida, haverá a eleição para a formação da nova Mesa Diretora da Casa. Já há um acordo entre os parlamentares para a confirmação de chapa única e composição da diretoria do Legislativo.
O deputado Othelino Neto (PCdoB) será reeleito presidente. A primeira vice-presidência será ocupada por Glaubert Cutrim (PDT); Detinha (PR) fica na 2ª vice-presidência; Thaiza Ortegal (PP) na 3ª vice-presidência; Andreia Rezende (DEM) ocupará a 1ª secretaria; Cleide Coutinho (PDT), a 2ª secretaria; Pará Figueiredo (PSL), a 3ª secretaria e Daniela Tema (DEM), a 4ª secretaria.
Até o fechamento desta edição, o único posto da Mesa com vaga em aberto era o da 4ª vice-presidência, destinada à oposição.
Os deputados Arnaldo Melo e Roberto Costa, ambos do MDB, se articulavam nos bastidores pelo posto. Costa, contudo, possui a preferência da bancada governista, uma vez que ele não propôs, durante a última legislatura, qualquer embate contra o governador Flávio Dino, apesar de protocolarmente ter ocupado espaços na oposição.

Discurso
Depois da posse dos deputados e da eleição da nova Mesa Diretora, o governador Flávio Dino fará um discurso para encerramento da cerimônia.
Ele deverá se dirigir ao presidente Othelino Neto e reforçar a tese de parceria institucional e relação de respeito entre os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
Logo em seguida, a nova Mesa Diretora dará uma entrevista coletiva à imprensa no hall do Plenário Nagibe Haickel.

Abertura
Apesar de a posse e a eleição da Mesa serem realizadas hoje, é somente na próxima semana que ocorrerá a abertura oficial dos trabalhos na Assembleia Legislativa.

Bancada maranhense toma posse em Brasília

A bancada maranhense que atuará na nova legislatura no Congresso Nacional toma posse hoje, em Brasília. São 18 deputados federais e dois senadores eleitos no pleito de outubro do ano passado.
Os parlamentares assumem mandato em meio à formação de bancadas governista e de oposição ao presidente Jair Bolsonaro (PSL).
Os deputados federais eleitos pelo Maranhão Josimar Maranhãozinho (PR); Eduardo Braide (PMN); Márcio Jerry (PCdoB); Júnior Lourenço (PR); Rubens Jr. (PCdoB); Pedro Lucas Fernandes (PTB); Edilázio Júnior (PSD); Aluísio Mendes (Podemos); André Fufuca (PP); Cléber Verde (PRB);
Bira do Pindaré (PSB); Juscelino Filho (DEM); Júnior Marreca Filho (Patriotas); Hildo Rocha (MDB); Zé Carlos (PT); Gil Cutrim (PDT); João Marcelo (MDB) e Pastor Gildenemyr (PMN).
Já os senadores eleitos são Weverton Rocha (PDT) e Eliziane Ga­ma (PPS), que assumem os postos deixados por João Alberto e Edison Lobão, ambos do MDB. Roberto Rocha (PSDB) é o terceiro senador da bancada maranhense, mas já exerce mandato desde fevereiro de 2015.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.