Fiema

Construção civil tem recuperação em novembro

De acordo com estudo da Federação das Indústrias, crescimento foi maior que o índice nacional

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26

No mês de novembro, o setor da construção civil apresentou uma considerável melhora no estado do Maranhão. Segundo a Sondagem da Construção Civil, pesquisa elaborada pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) em parceria a com Confederação Nacional da Indústria (CNI), o nível de atividade passou de 39,1 para 47,3 pontos. Apesar de não se apresentar na faixa mínima satisfatória (50,0 pontos), o crescimento é notável e se aproxima do índice nacional, ficando, inclusive, acima deste. O indicador varia de 0 a 100. Abaixo de 50 sinaliza queda na produção e acima aumento da produção.
No que se refere ao desempenho, a pesquisa indicou que os índices obtiveram melhora, ficando estável apenas a Utilização da Capacidade Ociosa (UCO), com 53 pontos no mês de outubro e no mês de novembro do ano passado. Separando por porte, em média, o desempenho das pequenas empresas foi melhor que o das médias e grandes.
Em relação às expectativas, houve piora se comparado ao mês anterior. O indicador das expectativas relacionadas ao nível de atividade registrou 38,3 pontos, diminuindo 4,9 em referência ao mês de outubro. A expectativa por novos empreendimentos foi a que se apresentou mais otimista e a expectativa sobre o número de empregados assinalou a menor pontuação 35,5, refletindo o cenário brasileiro atual de alta taxa de desemprego.
A Sondagem da Construção Civil do Maranhão é elaborada mensalmente pela Fiema e CNI e conta com a participação de empresas da Construção Civil do Maranhão de pequeno, médio ou grande porte. Os questionários foram aplicados de 3 a 14 de dezembro de 2018. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.