Aparelhos

Anatel diz que bloqueou mais de 154 mil celulares piratas em 2018

Bloqueio começou em maio no DF e em GO, e em dezembro, em mais 10 estados. Para saber se celular é pirata, basta discar *#06# e checar se algarismos são os do adesivo do aparelho

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
Segundo a Anatel, já foram notificados 269.834 aparelhos irregulares
Segundo a Anatel, já foram notificados 269.834 aparelhos irregulares (Divulgação)

BRASÍLIA - A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou ontem (8) ter bloqueado 154.689 celulares piratas no ano passado. As notificações da agência começaram em fevereiro do ano passado, e o bloqueio, no Distrito Federal e em Goiás, em maio. Em dezembro, a Anatel começou a bloquear aparelhos piratas em dez estados: AC, ES, MS, MT, PR, RJ, RO, RS, SC e TO.

Na segunda (7), os usuários dos demais estados passaram a receber a notificação da agência. O bloqueio está previsto para a partir de 24 de março.

Segundo a Anatel, já foram notificados 269.834 aparelhos irregulares. O bloqueio ocorre 75 dias após o envio da primeira mensagem de notificação.

É pirata?

Os celulares piratas são aqueles não certificados pela Anatel ou que têm o IMEI (número de identificação do aparelho) adulterado, clonado ou fraudado.

Para saber o celular é pirata, basta discar *#06# e comparar se os 15 algarismos mostrados são os mesmos do adesivo do aparelho. Se o número não for o mesmo, o celular é ilegal, pode ser clonado, adulterado ou roubado.

Segundo a Anatel, o usuário que receber as mensagens de notificação deve procurar a empresa ou pessoa que vendeu o aparelho e buscar os direitos como consumidor.

Entre os celulares irregulares a serem bloqueados, afirmou a Anatel, há aparelhos que não oferecerem a qualidade e segurança exigidas pela regulamentação brasileira.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.