Governo federal

Flávio Dino critica medidas anunciadas a bancos públicos

Para o comunista, ações vão acabar encolhendo as instituições financeiras estatais e beneficiando os bancos privados

Ronaldo Rocha

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
(Flávio Dino)

O governador Flávio Dino (PCdoB) em gozo de férias concedidas a si próprio, criticou em seu perfil, em rede social, as medidas anunciadas pelo Governo Federal para os bancos públicos do país.

Para o comunista, as medidas vão acabar encolhendo as instituições financeiras estatais e beneficiando os bancos privados.

“Uma das formas de combater o perverso oligopólio de bancos privados no Brasil é termos um forte sistema de bancos públicos que melhore a concorrência e serviços. Ou seja, se BB, Caixa e BNDES vão encolher, quem ganha é o oligopólio dos bancos privados. Não a população”, disse.

Em entrevistas coletivas, os novos presidentes da Caixa e do BB, anunciaram ontem medidas que deverão ser adotadas pelas instituições financeiras.

O executivo Pedro GUimarães, presidente da Caixa, afirmou que vai vender até R$ 100 bilhões em operações de crédito imobiliário aos agentes de mercado para captar mais recursos. Ele também disse que a população de classe média do Brasil vai passar a pagar juros mais caros no financiamento de imóveis, valores semelhantes aos que os bancos privados cobram.

Já Rubem Novaes, presidente do BB, disse que pretende vender alguns “ativos” da instituição, mas não as “jóias da coroa”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.