Folia

Pré-Carnaval da Madre Deus leva centenas de pessoas para a folia

O domingo foi marcado por muitas marchinhas, confete e amido de milho para completar a diversão entre amigos

Emmanuel Menezes / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27

[e-s001]“Oh abre alas que eu quero passar. Eu sou da Lira e não posso negar!”. É oficial, o período pré-carnavalesco chegou com tudo na Madre Deus, um dos polos de maior força da festa em São Luís. A região, conhecida por dar espaço para as saídas dos blocos mais populares da Ilha, levou centenas de pessoas no primeiro domingo do ano para curtirem a folia.

Os jovens eram a maioria. Resgatando as brincadeiras clássicas, como se sujar com amido de milho e jogar confetes para o ar, um grupo de São Paulo estava no local e comentou sobre a diversão. “A gente soube que esse local é um dos que traz o típico Carnaval para São Luís. Então resolvemos fazer a nossa brincadeira à moda antiga”, conta André Fernandes. Os turistas estavam em quantidade expressiva no local. Raimundo Barros, de Balsas, conta que estava indo pela terceira vez ao bairro aproveitar as festas de pré-Carnaval. “O clima daqui é sem igual. Eu me sinto curtindo o verdadeiro Carnaval quando venho para a Madre Deus”, diz.

O número de comerciantes vendendo comidas e bebidas era grande. Dar um impulso na renda aproveitando a época de festas é o desejo de muitos, mas entregar um diferencial também é necessário para atrair a clientela. Pedrinho Fox levou um bar de luxo para o meio das ruas da Madre Deus, tentando conquistar público através de drinks de frutas. “A gente precisa inovar para conquistar. É a primeira vez que estou fazendo isso aqui no bairro, e as expectativas são as melhores”, explica.
Silverio “Boscotô”, organizador de um dos blocos mais conhecidos em São Luís, a Máquina de Descarcar’Alho, revela a surpresa de ver tanto público prestigiando um dos períodos pré-carnavalescos mais adiantados da história. “A história do bairro Madre Deus fez com que essa região se tornasse a mais querida da cidade no quesito Carnaval. O que continua me surpreendendo é o público estar lotando os espaços em um pré-Carnaval tão antecipado como o que estamos tendo”, finaliza.

[e-s001]Segurança
A região estava com trânsito alterado por causa das brincadeiras. A presença de equipes da Polícia Militar, Batalhão de Polícia Rodoviária, Corpo de Bombeiros e da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) estava forte. Algumas ruas da região foram bloqueadas para que o acesso ficasse livre aos pedestres.

Outro ponto importante do esquema montado para o pré-Carnaval foi a fiscalização em motoristas que desejavam colocar carros de som com alturas extremas. Cerca de 70 profissionais estavam trabalhando na área, para garantir a diversão de todos os brincantes. “Todos os órgãos devem trabalhar em conjunto para manter a ordem no local nesses períodos de festa. Sabemos que a Madre Deus, se não tiver tido as alterações necessárias, se torna um ambiente impossível para a realização de qualquer evento”, explica o soldado Hilton, da BPRv.

Um grupo de amigos de Foz do Iguaçu fez um Pit Stop em um ponto montado pelo Batalhão de Polícia Rodoviária, para receber mais explicações sobre as leis que combatem a segurança no trânsito. O estudante Iago Teixeira, de 21 anos, disse estar surpreso com a estrutura de segurança que foi montada no local. “Eles me explicaram várias coisas sobre o uso do bafómetro e quais as possibilidades de multa e detenção para motoristas embragados. Nunca pensei que no meio do Carnaval eu fosse aprender mais sobre leis”, disse o estudante.

[e-s001]NOIVINHOS

A peculiaridade também tomou conta do domingo. Um casal de noivos resolveu ir vender bebidas no local para o dinheiro extra ajudar na festa de casamento. “Eu sou bancário e ela é nutricionista, e te digo, com certeza, que não temos nenhuma vergonha de vir as ruas para conseguir uma renda extra assim, até porquê nós também bebemos”, conta Iran Oliveira, aos risos. O casal revelou ainda que a ideia é fazer uma festa de casamento conjunta com outro casal de amigos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.