Minorias

Governo Federal terá primeira indígena em secretaria nacional

Sandra Terena foi nomeada para a Secretaria Nacional de Políticas de Promoção de Igualdade Racial pela ministra Damares Alves

José Linhares Jr

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
Sandra Terena irá ocupar a Secretaria Nacional de Políticas de Promoção de Igualdade Racial
Sandra Terena irá ocupar a Secretaria Nacional de Políticas de Promoção de Igualdade Racial (Sandra Terena)

Os povos indígenas terão um representante no segundo escalão do Governo Federal pela 1ª vez. Sandra Terena, da etnia Terena, foi nomeada pela ministra Damares Alves para assumir a Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, ligada ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

Indígena do povo Terena, de uma aldeia fundada há 102 anos, na qual seu avô foi um dos patriarcas, Sandra Terena – ou “Alieté”, como é chamada na língua nativa, se tornou a primeira jornalista indígena do Brasil em 2003. Ela é uma das principais vozes brasileiras na construção de políticas públicas direcionadas à defesa de direitos de comunidades tradicionais.

Alieté já antecipou sua prioridade imediata: uma varredura nos 250 convênios existentes do órgão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.