Estado do Samba

Godinho - "Esse Bloco é Tradicional"

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27

Pra falar de bloco tradicional, tem que ter experiência, carisma, composição e amor à cultura popular. Estamos falando de Godinho, que, acompanhado por Wendel Cosme, que já tem 15 anos em blocos, além de compor o casting do grupo Argumento, e Wanderson Silva, que começou tocando justamente no Carnaval, no Bicho Terra, inclusive, este ano, faz 25 anos de música, alegra mais uma entrevista da coluna Estado do Samba e mais um especial de Carnaval. Assista também na TV O Estado, onde tudo começa com um belo samba-tema.

G - João, estou há 32 anos na estrada musical em bloco tradicional, escola de samba, bumba meu boi, quadrilhas, enfim, de cultura maranhense. Mais de 400 composições, solos e parcerias, mas, o que me identifica e me toma o coração é o bloco tradicional. Comecei no bairro Anjo da Guarda, em São Luís, no bloco Bola de Prata, que não existe mais, depois fui para o Cambalacho, em seguida participei de Os Brasinhas, onde fui cinco anos presidente. Tive também uma bela passagem por Os Foliões, Os Feras e Os Vampiros.
JM - O bloco tradicional não perde sua identidade imperial, é verdade?

G - São fantasias luxuosas, que apesar de sempre mudar seu tema, mantêm um padrão cultural, desde o início. Eu tenho muito orgulho de ser ludovicense e ter o bloco tradicional na veia, pela forma como ele se apresenta, de como conseguem se organizar para o Carnaval, mesmo com recurso reduzido.

Tive o prazer de conhecer o senhor João Moucherek, fundador do primeiro bloco tradicional, Os Vira-Latas, e ele me contava histórias de como se criava na época os hinos, pois, ainda não era samba-tema. Nesse início, eles faziam assaltos, que era a chegada de surpresa, da turma com tambores e a música, nas residências, onde as famílias organizavam o lanche. Tinha uma peculiaridade. As fantasias eram guardadas a sete chaves, só quem podia olhar era quem confeccionava e o presidente do bloco. Os brincantes só iam ver quando fossem vestir para se apresentar.

JM - Esse ano estará em bloco, ou só fará a produção do seu show?
G - Depois de 22 anos, estarei de volta a Os Brasinhas contando a fábula do Gato de Botas, como tema.

JM - E para o show que estás preparando para este Carnaval, além de Wanderson e Wendel, quem estará te acompanhando?

G - O João Eudes, Antonio Paiva e Thiago, na bateria. Para esse show, trarei também composições de outros parceiros maranhenses. Esse show é uma forma de chamar atenção para nossa brincadeira, pois, hoje temos 36 blocos e já chegamos a ter 47, isso me preocupa. Não queremos que nossa cultura se perca, principalmente por ser o bloco tradicional uma grande força dessa cultura, só existe aqui.

A partir deste sábado, para saber onde Godinho estará se apresentando com seu grande espetáculo, pelos circuitos, praças e espaços carnavalescos, é só seguir @wendell.cosme ou se ligar na nossa agenda de Carnaval.
Com mais um belo samba-tema, encerramos o Estado de Samba desta semana. Assista à matéria completa na sua TV O Estado e acompanhe em nossas redes sociais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.