Crime sexual

Maranhenses entre as vítimas do médium João de Deus, diz Ministério Público

MP de Goiás confirma as denúncias feitas por mulheres do Maranhão contra o médium, que está preso em Goiás por abusar sexualmente de suas clientes

Daniel Júnior

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
João Teixeira de Faria, o João de Deus, responde por abuso sexual
João Teixeira de Faria, o João de Deus, responde por abuso sexual (João de Deus)

SÃO LUÍS - O Ministério Público de Goiás (MPGO) afirmou ontem a O Estado que recebeu denúncias de mulheres do Maranhão contra o médium João Teixeira de Faria, conhecido como João de Deus, de 76 anos, que é suspeito de abusar sexualmente de centenas de mulheres, as quais o procuravam para “cirurgias espirituais”, em seu consultório na cidade de Abadiânia, no interior de Goiás. O órgão recebeu mais de 300 denúncias de acusações contra o religioso, tanto de mulheres de diversos Estados do Brasil, como de outros países.

O MPGO ressaltou que está orientando essas supostas vítimas do médium a procurar o Ministério Público local e formalizem as denúncias, para que as investigações sejam iniciadas o mais breve possível. De acordo com o Ministério Público do Maranhão (MPMA), há suspeitas de que denúncias estão sendo realizadas nas promotorias do interior, mas não há, até o momento, registros em São Luís. Da Região Nordeste do Brasil, o Ministério Público de Goiás (MPGO) recebeu denúncias de Pernambuco, Piauí e Maranhão. Desde o dia 10, quando foi criado o e-mail para recebimento de denúncias de vítimas, um total de 335 mensagens e contatos por telefone foram atendidos. O e-mail específico para essa finalidade é o denuncias@mpgo.mp.br. Os atendimentos são de denunciantes de Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Pará, Santa Catarina, além dos Estados do Nordeste já mencionados. Há também denúncias oriundas da Alemanha, Austrália, Bélgica, Bolívia, Estados Unidos e Suíça.

As acusações contra o médium começaram no início da madrugada do sábado dia 08 de dezembro, quando dez mulheres revelaram terem sido sexualmente abusadas durante o programa “Conversa com Bial”, da TV Globo. De acordo com elas, os casos teriam acontecido no local onde o médium realiza seus atendimentos espirituais, na cidade de Abadiânia, no interior de Goiás.

Após as denúncias, o médium disse, em nota, que "há 44 anos atende milhares de pessoas em Abadiânia, praticando o bem por meio de tratamentos espirituais. Apesar de não ter sido informado dos detalhes das denúncias, ele rechaça veementemente qualquer prática imprópria em seus atendimentos", dizia a nota divulgada.

Posteriormente, outras centenas de mulheres, incluindo a filha dele Dalva Teixeira, o denunciaram de abusos sexuais. No dia 12 de dezembro, o MPGO requereu à Justiça a prisão preventiva de João de Deus, que alega inocência.

O Ministério Público de Goiás informou no sábado, 15, que o médium João de Deus já é considerado foragido. De acordo com o MP, ele não foi encontrado em todos os endereços possíveis e o comparecimento espontâneo não ocorreu nas 24 horas seguintes à ordem de prisão.

No último domingo, dia 16, o médium João de Deus se entregou à polícia e foi preso. O encontro dele com as autoridades policiais ocorreu na encruzilhada de uma estrada de terra no município de Abadiånia, às margens da BR 060. A negociação foi feita entre o advogado de João de Deus, Alberto Toron, e o delegado-geral da Polícia Civil de Goiás.

Trajetória de João de Deus:

João Teixeira tem seguidores famosos e já recebeu visita de personalidades como a apresentadora americana Oprah Winfrey. Ele foi apadrinhado por Chico Xavier e, antes de fundar a Casa Dom Inácio, em 1976, peregrinava pelo país fazendo cirurgias espirituais.

No início do seu trabalho, João de Deus foi alvo de denúncias de exercício ilegal da medicina. Depois, também foi acusado de sedução de uma menina menor de idade. Foi absolvido por falta de provas.

De acordo com a revista "Época", o religioso já foi acusado também de atentado ao pudor, contrabando de minério e assassinato. Em nenhum dos casos foi julgado culpado.

Ele nasceu em Cachoeira da Fumaça (GO), filho de um alfaiate e uma dona de casa. Estudou até o segundo ano do ensino fundamental. Tem 11 filhos – cada um com uma mulher diferente. A revista "Época" diz que alguns deles são evangélicos, e não seguem a espiritualidade atribuída ao pai. João de Deus rejeita o rótulo de santo ou de ser um homem especial.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.