Copa do Brasil

Com retrospecto ruim, Moto deve enfrentar time da elite na 1ª fase

Papão tem grandes chances de encarar equipe da Série A e possibilidade de grande público pode acabar em eliminação precoce

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
O Moto foi eliminado pelo São Paulo em 2017
O Moto foi eliminado pelo São Paulo em 2017 (De Jesus / O Estado )

SÃO LUÍS - Em ritmo de preparação na sua pré-temporada, o Moto Club começa a projetar o seu futuro. E sabendo que tem grandes chances de enfrentar uma equipe da Série A na primeira fase da Copa do Brasil, o Papão vislumbra a possibilidade de atrair um grande público nos primeiros dias de fevereiro, quando começa a maior competição de clubes do país. O problema é que, caso venha a enfrentar um time da elite do futebol brasileiro, a equipe maranhense tem grande possibilidade de não avançar. Nas suas melhores campanhas na competição, quando chegou à segunda fase, o Rubro-Negro não enfrentou nenhum time da elite no início. Desde 2000, todas as vezes em que iniciou sua caminhada diante de um time da Série A o Moto foi eliminado precocemente. Agora, resta esperar o sorteio da CBF, que definirá os confrontos de abertura, para saber o que o destino traçou para o futuro motense neste certame.

Com o raking da CBF de 2018 atualizado, o Moto caiu no Pote E da Copa do Brasil. Quem caiu nessa chave vai enfrentar times do Pote A, que abriga os times mais bem ranqueados classificados para a disputa, excluindo os participantes da Copa Libertadores. Portanto, a possibilidade de o Papão pegar um time da Série A é grande, já que neste pote estão Santos (4), Corinthians (5), Chapecoense (10), Botafogo (11), Fluminense (13), Vasco da Gama (14), Bahia (15), Sport (16), Vitória (17) e Ponte Preta (18).

Enfrentando um time da Série A, a possibilidade de atrair um bom público no Castelão é grande, no entanto, as chances de eliminação também são enormes. Desde 2000, as duas vezes que enfrentou times da elite o time maranhense foi eliminado. No ano passado, perdeu em São Luís para o São Paulo, por 1 x 0, e não teve nem a chance de fazer o segundo confronto. Em 2006, o Papão pegou o Atlético (PR) e, depois de uma derrota por 3 x 1, ficou na primeira etapa novamente. De lá para cá, somaram-se eliminações para equipes de várias divisões.

Em suas melhores campanhas, 2003, 2005 e 2015, quando chegou à segunda fase, o Papão não se deparou com equipe da Série A. Em 2003, os maranhenses superaram o River (PI) e em 2005 a vítima foi Rio Branco (AC). Em 2015, o adversário superado foi o Boa Esporte (MG). Portanto, resta saber se a diretoria motense e a torcida preferem uma festa grande no Castelão ou a possibilidade de avançar na competição, que geralmente paga boas quantias em dinheiro para as equipes que superam as fases da disputa.

Como antes de iniciar a disputa da Copa do Brasil o time do técnico Wallace Lemos tem ainda a Copa do Nordeste e o Estadual, os preparativos seguem. Segundo o próprio treinador, a tendência é que alguns amistosos sejam programados ainda para este mês de dezembro. Atualmente, Lemos conta com 22 atletas no grupo e a tendência é que mais alguns ainda cheguem para encorpar o grupo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.