SOLIDARIEDADE

Idosos são beneficiados com ação de promoção e prevenção

Ação foi uma iniciativa de pós-graduandos da Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital Universitário do Maranhão; Asilo de Mendicidade abriga cerca de 30 idosos

IGOR LINHARES / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
Idosos do asilo receberam atenção especial nesta quarta-feira
Idosos do asilo receberam atenção especial nesta quarta-feira (idoso)

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA), por meio da Residência Multiprofissional em Saúde (RMS-HU-UFMA), realizou na manhã de ontem, 5, no Asilo da Mendicidade, localizado no bairro São Francisco, uma ação solidária para os cerca de 30 idosos que residem no abrigo. Serviços como aferição de pressão, orientações sobre prevenção de lesões, quedas, presbifagia (deglutição durante o envelhecimento), presbifonia (envelhecimento da voz), além de orientações sobre o direito dos idosos foram oferecidos.

“É uma iniciativa muito boa, tanto pela movimentação de pessoas aqui, o que pouco acontece. Está sendo uma manhã alegre, diferente, pois nos outros dias não há muitas pessoas visitando”, destacou Edith Veras, de 74 anos, que reside no asilo há pouco mais de um mês.

O projeto, que contemplou a implementação de promoção e prevenção em saúde pública direcionado à comunidade idosa, foi, além de um aprendizado e promoção teórico-prática para os profissionais já formados e que estão concluindo uma especialização na RMS do HU-UFMA, uma oportunidade para os moradores do abrigo, que puderam dialogar com os profissionais/residentes sobre suas dúvidas. Contribuíram para a ação residentes de fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, terapia ocupacional, educação física, nutrição, farmácia, serviço social e enfermagem.

“É muito importante que se desenvolva esse tipo de atividade no asilo, uma vez que a instituição sobrevive desses projetos que são realizados, da solidariedade prestada pela sociedade. Enquanto idosos, esses serviços que foram oferecidos pelos residentes são essenciais, para que eles tenham uma boa qualidade de vida e estadia no asilo”, declarou a técnica de enfermagem da instituição, Jailane dos Anjos Silva.

Para a residente em nutrição Rayane Rodrigues, a oportunidade foi de extrema importância para sua formação, à medida que disse estar satisfeita em ter contribuído para saúde dos idosos. “Essa ação é muito relevante não só para nós, residentes, mas para os idosos também, que precisam, no que se refere à nutrição, manter uma vida mais saudável”.

SAIBA MAIS

O Asilo de Mendicidade, fundado em 21 de abril de 1919, pela Loja Maçônica do Renascença, é uma instituição não governamental que atende e cuida de idosos carentes do estado do Maranhão. A instituição abriga, atualmente, cerca de 30 idosos. Boa parte não tem familiares.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.